Novela se torna favorita para substituir Mulheres de Areia na Globo

Emissora considera várias opções para a faixa de reprises vespertina, mas uma delas desponta

Whatsapp

A Edição Especial de Mulheres de Areia (1993), no ar nas tardes da Globo, deve ficar no ar até março. Sendo assim, não deve demorar para a emissora bater o martelo e definir qual será a novela que substituirá o clássico de Ivani Ribeiro, estrelado por nomes como Vivianne Pasmanter (foto abaixo), na faixa das 14h40.

Vivianne Pasmanter em Mulheres de Areia
Vivianne Pasmanter em Mulheres de Areia (Reprodução / Globo)

Uma das mais cotadas era A Viagem (1994), da mesma autora. No entanto, a novela acabou ganhando uma vaga na programação do canal Viva, o que inviabiliza o repeteco na TV aberta. Com isso, Alma Gêmea (2005) ganha força para ocupar o horário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As cinco mais

Guilherme Fontes em A Viagem
Guilherme Fontes em A Viagem

Em novembro de 2023, o portal Notícias da TV informou que a Globo considerava cinco títulos para ganhar uma Edição Especial nas tardes da emissora, substituindo Mulheres de Areia. As mais cotadas eram A Viagem, Alma Gêmea, Cabocla (2004), Caras & Bocas (2009) e Cheias de Charme (2012).

Porém, A Viagem já pode ser considerada carta fora do baralho. De acordo com o jornalista Duh Secco, o folhetim espírita foi escolhido para substituir História de Amor (1995) no canal Viva às 12h15.

Leia mais

A faixa foi criada no ano passado para celebrar os 90 anos de Manoel Carlos. Agora, o horário vai festejar os 30 anos de A Viagem, que estreou em abril de 1994 na Globo. Ou seja, é possível que o horário seja sempre reservado para reprises que marcam efemérides importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trama espírita

A Viagem vinha ganhando bastante torcida para a faixa Edição Especial. Seria, inclusive, a chance de a Globo provar que o suposto veto a tramas espíritas não é real. No ano passado, surgiram rumores de que o canal vinha barrando histórias com a temática para não afugentar o público evangélico, mas a notícia pegou tão mal que o canal veio a público negar que isso tenha acontecido.

Mas, com a definição de que A Viagem será reprisada no Viva, Alma Gêmea aparece como a mais cotada. Trata-se de outra trama com temática espírita, ou seja, sua reprise também pode servir para que a Globo comprove que o veto a essas histórias não é real.

Além disso, a novela foi o maior sucesso da faixa das seis dos anos 2000. E é uma novela de Walcyr Carrasco, um autor que costuma funcionar muito bem no horário. Tanto que a faixa Edição Especial estreou justamente com O Cravo e a Rosa (2000) e Chocolate com Pimenta (2003), dois clássicos do novelista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras opções

Caras e Bocas - Marcos Pasquim
Marcos Pasquim como Denis em Caras e Bocas (Divulgação / Globo)

Menos prováveis, mas também no páreo, aparecem Cabocla, Caras & Bocas e Cheias de Charme. A primeira pode ser barrada em razão de ser uma história de Benedito Ruy Barbosa, que estará no ar com o remake de Renascer na mesma época.

Já Caras & Bocas pode pintar, já que ela sempre figura entre as favoritas para o horário. E é uma novela de Walcyr Carrasco, algo que sempre conta pontos. Por fim, Cheias de Charme foi um sucesso às 19h e tem forte apelo infantil, o que poderia ser uma boa para o horário.

Pesam contra essas novelas o fato de ambas serem tramas das 19h. Até o momento, a faixa das 14h40 só exibiu tramas das 18h, que são mais leves. Trocar o dramalhão de Mulheres de Areia por comédias mais rasgadas, como Caras & Bocas e Cheias de Charme, pode provocar certo estranhamento no público.

Whatsapp


Leia também