Uma novela nunca reprisada pela Globo será resgatada pela emissora na próxima segunda (13) ao ser disponibilizada no Globoplay.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando de Perigosas Peruas, de Carlos Lombardi, que foi exibida originalmente entre fevereiro e agosto de 1992, em 173 capítulos.
Relembre abaixo quatro curiosidades da trama, que foi estrelada por Vera Fischer, Silvia Pfeiffer e Mário Gomes:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Drama pessoal
Em depoimento dado ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, do projeto Memória Globo, Carlos Lombardi revelou que enfrentou o momento mais difícil de sua vida profissional durante Perigosas Peruas.
“Minha mulher entrou em trabalho de parto no quinto mês de gravidez. Nasceram duas meninas antes da hora. Uma nasceu morta, a outra sobreviveu poucas horas. Vi minha mulher com hemorragia, sentado em frente de meu computador. Fui até o hospital e, na manhã seguinte, tive que voltar para o computador para trabalhar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Dúvida
O autor surpreendeu o público ao colocar Vera Fischer como uma dona de casa, papel que a musa não estava acostumada a fazer.
Só que a atriz quase ficou de fora da novela, já que vivia em constantes desentendimentos com o então marido, Felipe Camargo, de quem se separou em 1995.
Ela chegou, inclusive, a faltar às primeiras gravações da trama. Por isso, a Globo acabou sondando atrizes como Natália do Valle, Bruna Lombardi e Maria Zilda Bethlem para assumir o papel de Cidinha, mas nenhuma delas topou.
No final das contas, Vera contornou seus problemas e seguiu no elenco.
Confusão
O personagem Hector, vivido por Guilherme Karam, arrumou confusão com funcionários do Banco do Brasil, durante uma cena, ao dizer para um bandido: “Por que você não troca a vida de crime e faz concurso para o Banco do Brasil? Lá, trabalha-se pouco e o salário é excelente”.
Diversos protestos foram realizados pelo Brasil e a central de atendimento da Globo ficou entupida de ligações. O então presidente da instituição, Lafaiete Coutinho, rebateu, ao Jornal do Brasil: “Não ganhamos muito e também não trabalhamos pouco”.
Na mesma matéria, Lombardi ficou indignado com a choradeira, dizendo que se tratava de uma obra de ficção e um personagem nem sempre pode agradar a todos.
“Imagine um personagem racista que não possa ser preconceituoso?”, declarou.
Presença ilustre
O elenco de Perigosas Peruas contou com uma presença ilustre: o autor Cassiano Gabus Mendes foi escalado para viver Dom Franco Torremolinos na trama. Foi, na verdade, uma homenagem de Lombardi, que foi colaborador do novelista em Elas por Elas (1982).
Ele não atuava há quase 40 anos e faria apenas uma participação especial, mas acabou ficando durante 40 capítulos. O personagem, que tinha 99 anos, morreu após um ataque de riso.
Cassiano nos deixaria no ano seguinte, durante a exibição de sua última novela, O Mapa da Mina.