Na próxima segunda-feira, 27 de novembro, o Canal Viva trará de volta América (2005), novela de Gloria Perez com Deborah Secco e Camila Morgado que ganhará sua primeira reprise.

América - Camila Morgado e Deborah Secco
Deborah Secco e Camila Morgado em América (Reprodução / Globo)

Embora seja reconhecida como um grande sucesso e aclamada por boa parte do público, a novela teve inúmeros problemas de bastidores e demorou para engrenar na tela da Globo na época de sua exibição.

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Briga entre Gloria Perez e Jayme Monjardim

Gloria Perez
Gloria Perez (Reprodução / Web)

A trama, que entrará no lugar de Senhora do Destino (2004) a partir da próxima semana, ficou marcada por vários problemas, como briga entre autora e diretor, mudança de trilha sonora, barraco nas redes sociais e denúncia à polícia.

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Um dos bafafás mais lembrados, entretanto, foi o desentendimento entre Gloria Perez e Jayme Monjardim. Segundo publicações da época, a má relação entre os dois já havia começado antes mesmo do drama estrear, por divergências na escalação do elenco.

Jayme Monjardim
Jayme Monjardim (João Miguel Júnior / Globo)

Além disso, a protagonista Sol, que foi interpretada por Deborah Secco a pedido de Glória, só aparecia em cena chorando, o que a escritora apontou como uma característica imposta pela direção da novela.

“Na escrita, [a protagonista Sol] era uma mulher forte, cheia de gás, e na tela estava sempre chorando”, declarou a escritora no livro Biografia da Televisão Brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci.

Sem que seus profissionais se entendessem, a direção da Globo optou por afastar Jayme e promoveu mudança para que América caísse no gosto do público.

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Abertura polêmica

Deborah Secco e Gabriela Duarte em América
Deborah Secco e Gabriela Duarte em América

Apesar da marcante abertura alegre e colorida ao som da música Soy Loco Por Ti América, interpretada por Ivete Sangalo, ficar na memória do público, a canção inicial da novela era outra.

Antes das mudanças mais profundas, como a troca do diretor geral e do diretor musical, a abertura possuía um tom mais bucólico e dramático com o tema Órfãos do Paraíso, de Marcus Viana.

Além do som, foram inseridas imagens mais claras e vivas, mudando totalmente o visual, que ficou mais clean.

 

Barraco virtual

Gloria Perez e Cassia Kis
Gloria Perez e Cássia Kis (reprodução/web)

Outro descompasso enfrentado pela autora foram as mensagens criminosas que invadiram o seu Orkut, maior rede social da época, reclamando do sofrimento dos animais promovido pela novela por causa do plot que abordava os rodeios.

Mas parte considerável das reclamações era de teor agressivo e chegava a atacar Glória com fotos de sua filha, Daniela Perez, morta. O fato chegou a ser ligado a fãs do falecido Guilherme de Pádua, assassino de sua única herdeira.

“Cheguei a questionar se existiam de fato protetores de animais. Um bando de psicopatas atacou o meu Orkut, no início da novela; o caso está na polícia. Mas mostrei o que queria: o fascínio do universo dos rodeios, os cuidados que criadores e peões têm com os animais, a devoção por Nossa Senhora Aparecida”, desabafou naquela época ao portal O Fuxico.

Sobre os animais, a emissora precisou vir a público e esclarecer sua posição através de uma nota após ataques de ONGs.

“A Globo é reconhecida por sua responsabilidade social praticada inclusive através de suas novelas e jamais permitiria qualquer incentivo à ilegalidade ou a comportamento contrário à dignidade humana. Quanto à questão dos rodeios, que nem é o tema central da novela, é forçoso registrar que a teledramaturgia de Globo tem levado ao ar inúmeros temas polêmicos, que, muito mais do que incentivo, têm sido uma poderosa oportunidade para a sociedade brasileira refletir a respeito”, argumentou a toda-poderosa.

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Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor