Em 11 de agosto de 1997, chegava ao fim Xica da Silva, último sucesso da história da extinta TV Manchete. A novela elevou os índices de audiência da emissora e projetou Taís Araújo, que vivia a personagem-título.

Taís Araújo como Xica da Silva na novela da Manchete
Taís Araújo como Xica da Silva na novela da Manchete

Além de tornar Taís uma das principais estrelas da televisão brasileira, Xica da Silva guarda outras curiosidades, como ter sido escrita por Walcyr Carrasco às escondidas, sob o pseudônimo Adamo Angel. O autor era contratado do SBT na época e enganou Silvio Santos para emplacar o trabalho na Manchete.

Curiosamente, a trama chegou a ganhar uma reprise pelo SBT, em 2005. No ano passado, correram notícias sobre o interesse da Globo de produzir um remake, o que nunca chegou a ser confirmado.

Sucesso histórico

Em 1996, a TV Manchete já estava mergulhada numa crise e precisava de um sucesso para conseguir “respirar”. A novela Tocaia Grande (1995) não foi o êxito esperado e o canal buscava um folhetim capaz de trazer o público de volta.

Com isso, a emissora apostou suas fichas em Xica da Silva, baseada na história real de Francisca da Silva de Oliveira, uma mulher escravizada que viveu no Arraial do Tijuco, atual Diamantina, Minas Gerais, durante a segunda metade do século 18.

Na trama, Xica (Taís Araújo) conquistava sua alforria e se tornava nobre ao se envolver com o contratador João Fernandes (Victor Wagner), que até então estava comprometido com Violante (Drica Moraes).

Xica da Silva estreou em 17 de setembro de 1996 e logo elevou a audiência do horário nobre da Manchete. Enquanto Tocaia Grande fechou com 3,9 pontos de média no Ibope, Xica alcançou 9,3.

O misterioso Adamo Angel

Xica da Silva - Taís Araujo e Victor Wagner
Victor Wagner e Taís Araújo em Xica da Silva (Divulgação / Manchete)

O sucesso de Xica da Silva foi mais uma prova do “toque de Midas” de Walcyr Carrasco, autor de grandes sucessos da TV brasileira. No entanto, na época, ele curtiu o sucesso na encolha, já que assinou a obra com o pseudônimo Adamo Angel.

Isso porque Carrasco era contratado do SBT. Porém, insatisfeito por estar na geladeira da emissora de Silvio Santos, ele topou escrever a obra da TV Manchete. Mas, no final da novela, a identidade do misterioso Adamo Angel veio à tona.

Silvio Santos, no entanto, não puniu seu funcionário. O dono do SBT solicitou que Carrasco entregasse uma nova sinopse às pressas, de olho no sucesso da concorrente. Surgia assim Fascinação (1998), que registrou bons índices de audiência. Na sequência, Carrasco cumpriu seu contrato com o SBT e entregou todos os capítulos de Segredo, novela que nunca foi produzida e permanece inédita até hoje.

Remake na Globo

Em outubro de 2023, o site Notícias da TV informou que a Globo se movimentava nos bastidores para produzir uma nova versão de Xica da Silva. A ideia, de acordo com a publicação, era fazer o remake para o Globoplay.

Taís Araújo, inclusive, seria um nome cogitado para a produção. No entanto, ao ser consultada sobre o assunto, a Globo não confirmou a intenção de fazer uma nova versão de Xica da Silva.

Vale lembrar que, na época, o projeto de produção de novelas para o Globoplay estava de pé. No entanto, em 2024, a emissora estacionou o investimento em produções originais para a plataforma. Tanto que Guerreiros do Sol, que seria a novela do Globoplay em 2024, foi adiada para o ano que vem.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor