No último dia 6, o TV História adiantou, com exclusividade, a volta de Escrito nas Estrelas (2010). O sucesso de Elizabeth Jhin ganhará a sua primeira reprise em julho, através do Canal Viva. A novela protagonizada por Humberto Martins, Nathalia Dill e Jayme Matarazzo ocupará a faixa que hoje pertence a Força de um Desejo (1999).
O lançamento de Escrito nas Estrelas, em abril de 2010, ficou marcado por uma infeliz coincidência. A Globo evitou até mesmo a festa entre elenco, equipe e imprensa para a promoção da estreia.
[anuncio_1]
Sem motivos para comemorar
A Globo costuma promover festas sempre que uma novela está para ser lançada. No caso de Escrito nas Estrelas, isso não aconteceu.
De acordo com informações da Folha de São Paulo, de 8 de abril de 2010, o canal decidiu cancelar o evento relativo à novela das seis marcado para o dia seguinte, 9, sexta-feira.
O cancelamento ocorreu por solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no período.
Somente na semana para qual o evento estava previsto, mais de 100 pessoas haviam morrido, nas enchentes e nos deslizamentos.
Triste coincidência
A trama espírita gira em torno do luto de Ricardo Aguillar (Humberto Martins) pelo filho Daniel (Jayme Matarazzo), morto em um acidente automobilístico logo no primeiro capítulo da novela. Médico especialista em reprodução assistida, Ricardo decide “reviver” o seu herdeiro por meio de um neto gerado a partir do sêmen congelado pelo jovem.
O médico, então, busca uma mãe ideal para o seu filho e acaba sendo convencido por Gilmar (Alexandre Nero) a aceitar Viviane (Nathalia Dill) como genitora do bebê. Era ela quem estava com Daniel no momento do acidente. A moça acaba cedendo a chantagem do assistente de Ricardo e aceita gestar o neto do magnata.
A partir daí, Ricardo passa a se interessar por ela, que se vê dividida entre o amor do pai e do filho, mesmo com este não estando mais nesse plano.
Viviane é um jovem humilde e batalhadora que mora em uma comunidade no Rio de Janeiro e tem de enfrentar os desafios de conviver com os problemas das chuvas, recorrentes na cidade.
Logo no primeiro capítulo do folhetim são exibidas cenas de enchentes e deslizamentos de terra. Sequências essas bem semelhantes às que estavam sendo transmitidas nos telejornais, lamentavelmente.
Marca inédita no Viva
A reprise de Escrito nas Estrelas é, digamos, “inédita”. A novela nunca foi reapresentada na Globo – e também não está disponível no Globoplay.
O título vai representar um novo feito na história do Canal Viva. Será a primeira novela da década de 2010 a ser exibida pelo canal, que foi lançado no mês seguinte à estreia de Escrito nas Estrelas na Globo.
Nos últimos anos, o Viva privilegiou tramas da década de 2000, sendo essa temporada iniciada com Laços de Família (2000), em 2016. Caminho das Índias (2009) foi a primeira novela em HD da história do canal.