Novela que nunca terminou gerou disputa entre Globo e SBT; entenda

Carlos Lombardi

Marcada por ter sido tirada do ar antes do fim, uma novela da Tupi foi disputada por duas grandes emissoras para a produção de um remake. No entanto, o projeto acabou nunca saindo do papel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lançada em 26 de junho de 1979, Como Salvar Meu Casamento foi uma novela escrita pelos iniciantes Carlos Lombardi (foto acima), Edy Lima e Ney Marcondes e apresentava uma trama com um gancho bem interessante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O casal Dorinha (Nicette Bruno) e Pedro (Adriano Reys), após 23 anos de uma união estável, vê seu casamento entrar em crise. Certo dia, Dorinha descobre que Pedro tem uma amante, a jovem Branca (Elaine Cristina), uma mulher com ideias modernas e independente.

Virada de jogo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Apresentando um argumento promissor, o folhetim estava passando despercebido pelo público, até porque, num primeiro momento, a atração da Tupi concorria diretamente com a reta final de Pai Herói, estrondoso sucesso de Janete Clair na Globo.

O jogo virou quando Walter Avancini, diretor artístico da Tupi na época, percebeu que a trama substituta, Os Gigantes, de Lauro César Muniz, não seria um sucesso popular. Foi aí que Como Salvar Meu Casamento, aos poucos, despertou a atenção do público, apostando em um tema atual e desenvolvido com bastante maestria pelo trio de autores.

Como Salvar Meu Casamento foi produzida num momento bastante difícil para Tupi. Com atrasos de salários de seus funcionários, a trama foi realizada sem nenhuma estrutura.

Estrutura precária

Segundo o autor Carlos Lombardi, em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo de 19 de novembro de 1995, algumas cenas de casamento eram gravadas fora das igrejas para não se gastar com flores e decoração. Já as cenas externas se limitavam a locações no bairro do Sumaré, onde ficavam os estúdios da emissora.

Porém, mesmo com todas essas dificuldades, a novela começou a se destacar no Ibope, conseguindo alcançar 10 pontos de audiência após dois meses de exibição.

Infelizmente, no meio do caminho a Tupi acabou tomando uma atitude drástica. Em 13 de fevereiro de 1980, o canal demitiu todo o departamento de teledramaturgia da emissora. Isso acarretou na interrupção das gravações das novelas Como Salvar Meu Casamento e Drácula, que teve seus primeiros capítulos exibidos e, meses depois, foi retomada na Rede Bandeirantes como Um Homem Muito Especial.

Fora do ar

No dia 22 de fevereiro daquele ano, Como Salvar Meu Casamento foi exibida pela última vez. No dia seguinte, a emissora, alegando “motivos de força maior”, reprisou o capítulo exibido na noite anterior. No outro dia, foi colocado no ar um capítulo especial de O Profeta, exibida em 1978.

A autora Edy Lima declarou sua frustração com a interrupção da trama restando 20 capítulos para o seu final:

“É inexplicável, estranhíssimo, que façam isso com uma novela que está no fim e fazendo sucesso. Em termos mais amplos, considero essa decisão uma coisa gravíssima para o artista brasileiro, especialmente vindo daquela que foi a pioneira da televisão no Brasil e que sempre apoiou a novela desde que ela existe em nossa TV. Em termos pessoais, é frustrante porque as pessoas se ligam ao trabalho que estão fazendo, apesar de serem simples empregados. Deve ter sido uma decisão repentina, tomada nos últimos dias. Substitui-las por enlatados e optar por produtos de baixa qualidade e alheios à nossa realidade”, disparou.

Com 140 capítulos exibidos, a novela não teve seu desfecho exibido. Segundo a Folha de S.Paulo de 14 de fevereiro de 1980, Edy revelou que Dorinha e Pedro ficariam juntos no final e Branca, a responsável por abalar a vida do casal, terminaria a novela sozinha.

Disputa por remake

Em 1995, a Globo e o SBT disputaram o texto de Como Salvar Meu Casamento para ser refeito em seus respectivos canais.

[anuncio_6]

Segundo o Estadão, a emissora de Silvio Santos queria comprar apenas a sinopse, enquanto a Globo pediu a Carlos Lombardi para atualizar o texto em parceria com seus antigos companheiros.

Em alta após o sucesso de Quatro por Quatro, o autor comentou, na reportagem, que a novela seria exibida na faixa das sete e que iria terminar no capítulo 200, mostrando o desfecho que foi escrito, mas não foi ao ar.

No entanto, a ideia acabou sendo engavetada pelas duas emissoras e nunca mais se falou no assunto. O final de Como Salvar Meu Casamento permanece, assim, inédito até hoje.

Sair da versão mobile