Em 13 de agosto de 2012, a Globo lançava a 20ª temporada de Malhação. Intitulada Malhação: Intensa como a Vida, a trama escrita por Rosane Svartman e Glória Barreto foi estrelada por Alice Wegmann e Agatha Moreira.
A temporada ficou marcada por perder o protagonista, Dinho, interpretado por Guilherme Prates. O público rejeitou o personagem, obrigando as autoras a tirá-lo da história.
Em seu lugar, entrou um novo personagem, interpretado por Guilherme Leicam. Apesar disso, Intensa como a Vida registrou bons índices de audiência e angariou muitos fãs por conta do casal Fatinha (Juliana Paiva) e Bruno (Rodrigo Simas).
Qual a história de Malhação: Intensa como a Vida?
Porém, a amizade deles muda quando Ju começa a sentir algo a mais por Dinho. Como o rapaz já ficou com Lia no passado, a moça decide abrir o coração com a amiga e contar o que está se passando. Ju, por sua vez, compreende Lia, mas a avisa para não se envolver demais.
Isso porque Dinho não tem interesse em se envolver com ninguém. O rapaz, muito popular entre os amigos, prefere curtir a vida sem compromissos. Mas, mesmo avisada, Ju se deixa envolver, e isso acaba abalando sua amizade com Lia.
O que aconteceu com Dinho em Malhação 2012?
Malhação 2012 não registrou bons índices de audiência em sua estreia. Na época, a Globo fez pesquisas que indicaram certa rejeição do público ao mocinho Dinho. Espectadores não aprovavam o fato de ele ter jogado as amigas uma contra a outra. Além disso, o tipo franzino do ator Guilherme Prates também não teria agradado.
Diante disso, Rosane Svartman e Glória Barreto se viram obrigadas a mudar o mocinho da história. As autoras criaram uma mudança da família de Dinho, fazendo com que o personagem se despedisse do público bem antes do final da história. No lugar dele, entrou em cena Vítor, um bad boy vivido por Guilherme Leicam.
Guilherme Prates chegou a falar sobre o ocorrido, numa entrevista concedida ao Notícias da TV em 2017:
“Eu me entreguei para Malhação nos campos artístico e afetivo, fiz o trabalho com muito amor. O Dinho saiu, acontece, é natural do trabalho. Por conta dessa ruptura no meio da temporada, acabei tendo outras oportunidades”, declarou o ator.
Mudanças surtiram efeito
Uma das explicações do sucesso era a personagem Fatinha, vivida por Juliana Paiva. A garota, toda moderna e que dizia o que vinha à cabeça, agradou o público em cheio, que torceu por seu romance com Bruno, personagem de Rodrigo Simas.
O casal deu tão certo que os atores voltaram a fazer par romântico em Além do Horizonte (2013) e Salve-se Quem Puder (2020). Além disso, o tipo “Fatinha” se tornou recorrente na obra de Rosane Svartman: o “espírito” da personagem foi visto em Cassandra (também Juliana Paiva) em Totalmente Demais (2015) e Kate (Clara Moneke) em Vai na Fé (2023).