Nilson Xavier

Há exatos 43 anos, estreava uma novela marcada por um fato triste para a teledramaturgia nacional, que prenunciava o fim de uma era.

Nicette Bruno

Alguns meses depois, em 22 de fevereiro de 1980, a TV Tupi tomava uma medida extrema: tirava do ar a novela Como Salvar Meu Casamento, depois de oito meses no ar, faltando poucos capítulos para o seu término.

Não foi somente uma frustração para todos os profissionais envolvidos. Representou, principalmente, o indicador de que a emissora, moribunda, não teria muito tempo de vida.

Trajetória promissora

Walter Avancini

Implantada por Walter Avancini, diretor artístico da Tupi na ocasião, Como Salvar Meu Casamento teve início sem nenhuma estrutura, já que a TV Tupi passava por sua derradeira crise, o que refletiu no Ibope, muito baixo.

Como era praticamente impossível concorrer com o grande sucesso da novela Pai Herói, da Globo, Como Salvar Meu Casamento entrava juntamente com a atração anterior da concorrente, o Jornal Nacional.

Com o término de Pai Herói (em agosto de 1979), a novela da Tupi passou a ser exibida um pouquinho mais tarde, batendo de frente com a nova atração da Globo, Os Gigantes.

Dina Sfat em Os Gigantes

Para anunciar ao público a respeito da mudança, a emissora mandou fazer uma chamada de página inteira nos jornais, que dizia, mais ou menos, o seguinte:

“Se André e Carina tivessem visto esta novela, os dois não teriam tanto problema com o seu casamento!”.

No entanto, a direção da Tupi vetou a publicação, receosa de um revide da emissora concorrente.

O pulo do gato

Como Salvar Meu Casamento

Acontece que Os Gigantes acabou por sofrer enorme rejeição do público.

Foi aí que a novela da Tupi lucrou, conseguindo monopolizar uma camada da audiência interessada na história, bem desenvolvida pelo trio de autores novatos – Edy Lima, Ney Marcondes e Carlos Lombardi -, que usaram um tema sempre atual e universal, alertando os casais para o comodismo e a indiferença nas relações.

O slogan de lançamento dava uma dica:

Como Salvar Meu Casamento

Na trama, Nicette Bruno era Dorinha, uma dona de casa abnegada, com filhos crescidos, que descobria que o marido, Pedro (Adriano Reys), tinha uma amante, mais jovem, Branca (Elaine Cristina), mulher moderna, livre e independente.

[anuncio_5]

Dorinha passa então a lutar com todas as armas de que dispunha para salvar seu casamento.

Carlos Lombardi narrou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” (do Projeto Memória Globo):

“A princípio, o Avancini queria uma crônica. Disse que não precisávamos nos preocupar com gancho, com folhetim. (…) Tivemos sorte, porque caímos em um horário que, tradicionalmente, era o mais favorecido da Tupi. A novela entrava em cima do Jornal Nacional, da Globo. (…) E Como Salvar Meu Casamento começou a dar um sinalzinho de audiência. O Avancini nos falou: ‘A Globo vai lançar uma novela que eu sei que vai dar errado [Os Gigantes]. A partir do capítulo 50, portanto, vamos competir com ela. Agora precisamos de folhetim.’ A partir daí, mudamos absolutamente tudo”.

“Por motivos de força maior”

Nicette Bruno

Apesar da parcela do público que acenou para a novela, oito meses depois da estreia, Como Salvar Meu Casamento despediu-se dos telespectadores sem apresentar o fim da sua história. Ao total, foram 140 capítulos exibidos, faltando apenas vinte para terminar.

Na segunda-feira de 25 de fevereiro de 1980, dia útil posterior à apresentação do último capítulo exibido, foi anunciado que, por motivos de força maior, o capítulo anterior seria reapresentado.

No outro dia, também “por motivos de força maior”, a novela não seria exibida, já que no horário iria ao ar um “capítulo especial” da novela O Profeta (que estava sendo reprisada), com a promessa de que Como Salvar Meu Casamento retornaria à grade na semana seguinte.

Porém, as gravações haviam sido totalmente paralisadas. Como Salvar Meu Casamento nunca mais retornou e a história ficou sem um final. Cinco meses depois, em 18 de julho de 1980, a TV Tupi encerrou definitivamente suas atividades.

AQUI tem tudo sobre Como Salvar Meu Casamento: elenco completo, trama, personagens, trilha sonora e mais curiosidades.

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor