Novela que estreava em 1979 chegou a fazer sucesso, mas nunca terminou
06/11/2024 às 12h25

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há exatos 43 anos, estreava uma novela marcada por um fato triste para a teledramaturgia nacional, que prenunciava o fim de uma era.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns meses depois, em 22 de fevereiro de 1980, a TV Tupi tomava uma medida extrema: tirava do ar a novela Como Salvar Meu Casamento, depois de oito meses no ar, faltando poucos capítulos para o seu término.
Não foi somente uma frustração para todos os profissionais envolvidos. Representou, principalmente, o indicador de que a emissora, moribunda, não teria muito tempo de vida.
LEIA TAMBÉM:
● Aos 92 anos, primeiro Agostinho de A Grande Família nunca mais foi visto na TV
● A dívida impagável que a Globo ainda tem para acertar com Faustão
● Ninguém gostou: 10 vezes que a Globo foi rejeitada pelo público
Trajetória promissora
Implantada por Walter Avancini, diretor artístico da Tupi na ocasião, Como Salvar Meu Casamento teve início sem nenhuma estrutura, já que a TV Tupi passava por sua derradeira crise, o que refletiu no Ibope, muito baixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como era praticamente impossível concorrer com o grande sucesso da novela Pai Herói, da Globo, Como Salvar Meu Casamento entrava juntamente com a atração anterior da concorrente, o Jornal Nacional.
Com o término de Pai Herói (em agosto de 1979), a novela da Tupi passou a ser exibida um pouquinho mais tarde, batendo de frente com a nova atração da Globo, Os Gigantes.
Para anunciar ao público a respeito da mudança, a emissora mandou fazer uma chamada de página inteira nos jornais, que dizia, mais ou menos, o seguinte:
“Se André e Carina tivessem visto esta novela, os dois não teriam tanto problema com o seu casamento!”.
No entanto, a direção da Tupi vetou a publicação, receosa de um revide da emissora concorrente.
O pulo do gato
Acontece que Os Gigantes acabou por sofrer enorme rejeição do público.
Foi aí que a novela da Tupi lucrou, conseguindo monopolizar uma camada da audiência interessada na história, bem desenvolvida pelo trio de autores novatos – Edy Lima, Ney Marcondes e Carlos Lombardi -, que usaram um tema sempre atual e universal, alertando os casais para o comodismo e a indiferença nas relações.
O slogan de lançamento dava uma dica:
Na trama, Nicette Bruno era Dorinha, uma dona de casa abnegada, com filhos crescidos, que descobria que o marido, Pedro (Adriano Reys), tinha uma amante, mais jovem, Branca (Elaine Cristina), mulher moderna, livre e independente.
Dorinha passa então a lutar com todas as armas de que dispunha para salvar seu casamento.
Carlos Lombardi narrou ao livro “Autores, Histórias da Teledramaturgia” (do Projeto Memória Globo):
“A princípio, o Avancini queria uma crônica. Disse que não precisávamos nos preocupar com gancho, com folhetim. (…) Tivemos sorte, porque caímos em um horário que, tradicionalmente, era o mais favorecido da Tupi. A novela entrava em cima do Jornal Nacional, da Globo. (…) E Como Salvar Meu Casamento começou a dar um sinalzinho de audiência. O Avancini nos falou: ‘A Globo vai lançar uma novela que eu sei que vai dar errado [Os Gigantes]. A partir do capítulo 50, portanto, vamos competir com ela. Agora precisamos de folhetim.’ A partir daí, mudamos absolutamente tudo”.
“Por motivos de força maior”
Apesar da parcela do público que acenou para a novela, oito meses depois da estreia, Como Salvar Meu Casamento despediu-se dos telespectadores sem apresentar o fim da sua história. Ao total, foram 140 capítulos exibidos, faltando apenas vinte para terminar.
Na segunda-feira de 25 de fevereiro de 1980, dia útil posterior à apresentação do último capítulo exibido, foi anunciado que, por motivos de força maior, o capítulo anterior seria reapresentado.
No outro dia, também “por motivos de força maior”, a novela não seria exibida, já que no horário iria ao ar um “capítulo especial” da novela O Profeta (que estava sendo reprisada), com a promessa de que Como Salvar Meu Casamento retornaria à grade na semana seguinte.
Porém, as gravações haviam sido totalmente paralisadas. Como Salvar Meu Casamento nunca mais retornou e a história ficou sem um final. Cinco meses depois, em 18 de julho de 1980, a TV Tupi encerrou definitivamente suas atividades.
AQUI tem tudo sobre Como Salvar Meu Casamento: elenco completo, trama, personagens, trilha sonora e mais curiosidades.