Novela que bateu recordes na Globo deve ganhar reprise no Viva

Senhora do Destino

Aguinaldo Silva foi dispensado pela Globo em 2020, mas sua obra continua trazendo bons resultados para os canais do grupo. Depois de recorrer a Fina Estampa (2011) e Império (2014) para preencher o horário nobre durante o período crítico da pandemia, entre 2020 e 2021, a emissora agora resgata outra trama do autor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Senhora do Destino (2004), um de seus maiores sucessos, deve ser exibida pelo canal Viva. A novela, estrelada por nomes como Bárbara Borges e Mylla Christie (foto abaixo), entrou no radar do canal pago, dedicado a reapresentar folhetins clássicos da Globo, e é forte candidata para assumir a vaga de Caminho das Índias (2009), em 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sucesso define

Caso o repeteco se confirme, será a quarta exibição da saga de Maria do Carmo (Susana Vieira) na televisão. A escolha se justifica em razão do excelente desempenho da trama.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Com 50,5 pontos de média em seus 221 capítulos, Senhora do Destino foi o maior sucesso da faixa das oito/nove da Globo desde O Rei do Gado (1996) e sua audiência não foi superada até hoje. O folhetim também não fez feio em suas reprises. Senhora do Destino foi exibida duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, em 2009 e 2017, e obteve ótimos índices de audiência.

A trama também foi disponibilizada na íntegra no Globoplay, em setembro de 2022.

Vilã que virou meme

O sucesso de Senhora do Destino pode ser observado até os dias de hoje, já que a trama tem como principal vilã a icônica Nazaré Tedesco, vivida por Renata Sorrah. Considerada uma das melhores megeras de todos os tempos dos folhetins, a malvada sobreviveu ao tempo e habita o imaginário popular até hoje.

Sua sobrevida aconteceu em meio ao crescimento das redes sociais e a proliferação dos memes, que se apoderaram da imagem de Nazaré e a colocaram nas mais variadas situações. O meme da “Nazaré confusa” (ou “confused blondie”) viralizou mundo afora.

Ao descobrir que a brincadeira envolvendo sua personagem ultrapassou as fronteiras brasileiras, a atriz Renata Sorrah ficou surpresa.

“Gente… ‘confused blonde’, math lady. Ai, meu Deus! Ai, que engraçado, como rende essa personagem!”, divertiu-se a atriz, numa entrevista ao UOL em outubro de 2016.

“Acho bem engraçado isso, com humor. Não me incomoda a mínima”, revelou.

Malvada por acaso

Na trama de Aguinaldo Silva, Nazaré rouba a filha de Maria do Carmo para enganar um homem em quem pretende dar o golpe da barriga. Assim, ela cria Isabel (Carolina Dieckmann) como se fosse sua herdeira. Mas, anos depois, a verdade vem à tona, quando começa um grande duelo entre Nazaré e Maria do Carmo pelo amor de Isabel.

Vale lembrar que Nazaré quase não foi vivida por Renata Sorrah. Quando começou o processo de escalação de elenco para Senhora do Destino, a antagonista foi inicialmente destinada a Susana Vieira. Já Maria do Carmo seria interpretada por Regina Duarte.

No entanto, Regina acabou pulando fora e Susana Vieira trocou de personagem, passando a viver a heroína do enredo. Assim, Renata Sorrah foi a escolhida para dar vida à sequestradora de crianças.

O sucesso de Nazaré foi tamanho que Aguinaldo Silva manteve seu “espírito” em novelas seguintes. Tereza Cristina (Christiane Torloni), por exemplo, invocava a vilã cada vez que empurrava algum inimigo escada abaixo em Fina Estampa. Aguinaldo também ensaiou “ressuscitar” Nazaré em O Sétimo Guardião (2018), mas mudou de ideia quando a própria Renata Sorrah o aconselhou a “deixar a Nazaré quietinha”.

Sair da versão mobile