Aguinaldo Silva foi dispensado pela Globo em 2020, mas sua obra continua trazendo bons resultados para os canais do grupo. Depois de recorrer a Fina Estampa (2011) e Império (2014) para preencher o horário nobre durante o período crítico da pandemia, entre 2020 e 2021, a emissora agora resgata outra trama do autor.

Senhora do Destino

Senhora do Destino (2004), um de seus maiores sucessos, deve ser exibida pelo canal Viva. A novela, estrelada por nomes como Bárbara Borges e Mylla Christie (foto abaixo), entrou no radar do canal pago, dedicado a reapresentar folhetins clássicos da Globo, e é forte candidata para assumir a vaga de Caminho das Índias (2009), em 2023.

Sucesso define

Senhora do Destino

Caso o repeteco se confirme, será a quarta exibição da saga de Maria do Carmo (Susana Vieira) na televisão. A escolha se justifica em razão do excelente desempenho da trama.

Com 50,5 pontos de média em seus 221 capítulos, Senhora do Destino foi o maior sucesso da faixa das oito/nove da Globo desde O Rei do Gado (1996) e sua audiência não foi superada até hoje. O folhetim também não fez feio em suas reprises. Senhora do Destino foi exibida duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo, em 2009 e 2017, e obteve ótimos índices de audiência.

A trama também foi disponibilizada na íntegra no Globoplay, em setembro de 2022.

Vilã que virou meme

Senhora do Destino

O sucesso de Senhora do Destino pode ser observado até os dias de hoje, já que a trama tem como principal vilã a icônica Nazaré Tedesco, vivida por Renata Sorrah. Considerada uma das melhores megeras de todos os tempos dos folhetins, a malvada sobreviveu ao tempo e habita o imaginário popular até hoje.

Sua sobrevida aconteceu em meio ao crescimento das redes sociais e a proliferação dos memes, que se apoderaram da imagem de Nazaré e a colocaram nas mais variadas situações. O meme da “Nazaré confusa” (ou “confused blondie”) viralizou mundo afora.

Ao descobrir que a brincadeira envolvendo sua personagem ultrapassou as fronteiras brasileiras, a atriz Renata Sorrah ficou surpresa.

“Gente… ‘confused blonde’, math lady. Ai, meu Deus! Ai, que engraçado, como rende essa personagem!”, divertiu-se a atriz, numa entrevista ao UOL em outubro de 2016.

“Acho bem engraçado isso, com humor. Não me incomoda a mínima”, revelou.

Malvada por acaso

Senhora do Destino

Na trama de Aguinaldo Silva, Nazaré rouba a filha de Maria do Carmo para enganar um homem em quem pretende dar o golpe da barriga. Assim, ela cria Isabel (Carolina Dieckmann) como se fosse sua herdeira. Mas, anos depois, a verdade vem à tona, quando começa um grande duelo entre Nazaré e Maria do Carmo pelo amor de Isabel.

Vale lembrar que Nazaré quase não foi vivida por Renata Sorrah. Quando começou o processo de escalação de elenco para Senhora do Destino, a antagonista foi inicialmente destinada a Susana Vieira. Já Maria do Carmo seria interpretada por Regina Duarte.

No entanto, Regina acabou pulando fora e Susana Vieira trocou de personagem, passando a viver a heroína do enredo. Assim, Renata Sorrah foi a escolhida para dar vida à sequestradora de crianças.

O sucesso de Nazaré foi tamanho que Aguinaldo Silva manteve seu “espírito” em novelas seguintes. Tereza Cristina (Christiane Torloni), por exemplo, invocava a vilã cada vez que empurrava algum inimigo escada abaixo em Fina Estampa. Aguinaldo também ensaiou “ressuscitar” Nazaré em O Sétimo Guardião (2018), mas mudou de ideia quando a própria Renata Sorrah o aconselhou a “deixar a Nazaré quietinha”.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor