O fim de Pão-Pão, Beijo-Beijo (1983) se aproxima e o Canal Viva já escolheu a substituta: Bambolê, exibida no horário das seis, entre 1987 e 1988, e nunca reprisada!

Bambolê - Carla Marins, Myrian Rios e Thaís de Campos

A decisão foi motivo de alegria para o público, especialmente os que acompanharam a trama na década de 1980 e não tiveram oportunidade de revê-la.

Registros históricos

Selva de Pedra - Fernanda Torres

Nos últimos anos, o Canal Viva tem apostado especialmente em folhetins exibidos após 2000. Contudo, a faixa das 14h40 segue reservada para títulos mais antigos… Desde Selva de Pedra (1986, com Fernanda Torres), resgatada em 2019, apenas produções da década de 1980 figuraram no horário.

Escrita por Daniel Más com a colaboração de Ana Maria Moretzsohn, consultoria de Gilberto Braga e Silvio de Abreu e direção geral de Wolf Maya, Bambolê virá na sequência de Brega & Chique (1987), Sassaricando (1987), O Salvador da Pátria (1989) e Amor com Amor se Paga (1984).

Novela inspirada em livro

Bambolê - Paulo Castelli

Como era comum na faixa das seis, tempos atrás, Bambolê foi inspirada em um livro. Chama e Cinzas, de Carolina Nabuco, serviu de base para a narrativa. A autora também foi responsável por A Sucessora, que virou novela pelas mãos de Manoel Carlos em 1978.

A ideia inicial era manter o título da obra na TV, o que acabou não acontecendo. A novela foi batizada O Jogador e, posteriormente, Bambolê – em referência ao jogo de cintura do protagonista Álvaro Galhardo (Claudio Marzo) na administração de seus problemas domésticos e afetivos.

Trama central

Bambolê - Cláudio Marzo e Susana Vieira

Ambientada no final dos anos 1950, Bambolê conta a história de Álvaro, viúvo e pai de três filhas: Ana (Myrian Rios), Yolanda (Thaís de Campos) e Cristina (Carla Marins). Ao se apaixonar por Marta (Susana Vieira), ele acaba comprando uma briga com a cunhada, Fausta (Joana Fomm).

O rígido padrão de comportamento da década em que o folhetim foi ambientado serviu como parâmetro para a criação de personagens exclusivos da produção na TV.

Marta, principal tipo feminino da trama, era tida como “mau exemplo” para a sociedade, pois, além de ser desquitada, havia se unido a Antenor (Herval Rossano), com quem tivera um segundo filho, Tavinho (Felipe Fonseca). Do primeiro casamento, nasceu Murilo (Maurício Mattar), interesse amoroso de Yolanda.

Protagonista acidentado

Bambolê - Cláudio Marzo

Em determinado momento, Cláudio Marzo foi obrigado a se ausentar da novela devido a um acidente de automóvel que sofreu. Daniel Más inventou um problema doméstico para o personagem, enviando-o para uma viagem a Buenos Aires

Durante a ausência do par romântico de Marta, o autor pensou em unir a vendedora de cosméticos a Geraldo (Armando Bogus) ou ao ex-marido Antenor, o que acabou não acontecendo.

Além dos citados acima, Bambolê conta com Paulo Castelli, Rubens de Falco, Sandra Bréa e Mila Moreira, entre outros. A estreia está agendada para 28 de novembro, às 14h40, com reprise à 0h45 e maratona aos domingos, a partir das 23h.

Compartilhar.