RESGATE
Novela de meio século atrás será trazida de volta pela Globo na semana que vem
18/02/2025 às 11h51

A partir da próxima segunda (24), quem gosta de novelas antigas da Globo terá um prato cheio. A emissora surpreendeu ao anunciar o resgate de uma novela de meio século atrás.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de A Moreninha, exibida originalmente pelo canal entre outubro de 1975 e fevereiro de 1976, e que foi preservada na íntegra, contando com seus 79 capítulos disponíveis.
Qual é a trama de A Moreninha?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também integraram o elenco nome como Marco Nanini, Eduardo Tornaghi, Carmem Monegal, Jaime Barcelos e Rogério Fróes, entre outros.
Em cena, o Rio de Janeiro do final do século 19, destacando o romance de Carolina (Nívea Maria) e Augusto (Mário Cardoso) e a luta dos abolicionistas, como Leopoldo (Eduardo Tornaghi), que tem sua namorada sequestrada por um capitão do mato.
LEIA TAMBÉM:
● Estreava há 13 anos: 5 estrelas de Cheias de Charme que já nos deixaram
● Novela esquecida pela Globo deixou Igreja Católica de cabelo em pé
● Resumo Vale Tudo: tudo sobre o capítulo de quarta, 16 de abril
Adaptação

Segunda novela a cores produzida pela emissora, A Moreninha foi escrita por Marcos Rey, baseada no romance homônimo de Joaquim Manuel de Macedo, publicado em 1844.
O autor também recorreu a outro livro de Macedo, Memórias da Rua do Ouvidor, de 1878, para criar novos núcleos e dar volume aos 89 capítulos da trama.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outro detalhe curioso é que o autor deslocou a história no tempo. Ao invés de se passar na década de 1840, como no romance, a trama foi ambientada entre 1866 e 1868, dando espaço a acontecimentos como a Guerra do Paraguai e a luta abolicionista.
Segunda vez

Apesar de estar completando apenas 10 anos de existência em 1975, a Globo já produzia sua segunda versão de A Moreninha.
A primeira foi produzida em 1965, com apenas 35 capítulos, e Marília Pêra e Cláudio Marzo nos papéis principais. Infelizmente, não existe nenhum registro dessa trama em vídeo.
A versão de 1975 foi reprisada pela Globo antes mesmo da criação do Vale a Pena Ver de Novo, entre agosto e dezembro de 1976, e entre outubro e dezembro de 1982.