Se de um lado as outras emissoras já não representam mais perigo para a audiência da Globo na TV aberta, no streaming o Globoplay compete pela atenção do telespectador que prefere assistir aos conteúdos de forma conectada.

Tony Ramos em Pai Herói
Tony Ramos em Pai Herói (Divulgação)

Sem sombra de dúvidas, as novelas são o carro-chefe da líder de audiência. O canal carioca nada de braçada, sendo o único entre os grandes players a oferecer folhetins nacionais via sistema online de transmissão de dados.

Porém, a toda-poderosa ganhou uma concorrente de peso: a HBO Max, que já começou a produzir as suas duas primeiras novelas em solo nacional. Além disso, a empresa tem outras quatro obras em planejamento, incluindo o remake de um grande sucesso da Globo estrelado por Tony Ramos: Pai Herói (1979).

[anuncio_1]

Globo contra HBO Max

A atriz Grazi Massafera
A atriz Grazi Massafera (Reprodução / Web)

A nova rival da emissora carioca não é uma concorrente qualquer. Trata-se de uma das maiores empresas de conteúdo do mundo, que dispõe de tanta verba quanto à rede dos Marinhos para produzir o que quiser.

[anuncio_2]

Assim, com a aproximação da HBO Max no segmento digital, é a primeira vez que a Globo tem um concorrente à altura no gênero folhetinesco.

A plataforma já está desenvolvendo Dona Beja, remake do sucesso de 1986 da extinta TV Manchete. Na nova versão, que chegará em 2024, Grazi Massafera (foto acima) interpretará a feiticeira do Araxá.

Simultaneamente, a HBO Max produz Beleza Fatal, trama inédita que tem Camila Queiroz como uma protagonista em busca de vingança.

É interessante pensar que em ambas as produções os elencos são recheados de ex-globais, o que, de certo, despertará a atenção do público.

Em compensação, o Globoplay larga sempre na frente por ter a janela da televisão aberta como o seu maior divulgador, algo que nenhuma outra concorrente conta, a não ser que pague para divulgar um produto próprio.

 

[anuncio_3]

Futura maior produtora de novelas do mundo?

Gloria Menezes e Tony Ramos em Pai Herói
Gloria Menezes e Tony Ramos em Pai Herói (Divulgação)

Até o momento, a Globo foi a única que produziu duas novelas exclusivamente para o streaming – Verdades Secretas (2021) e Todas as Flores (2022) -, mas esse cenário deve mudar. Além dos títulos em produção, a HBO Max já pensa em dois projetos para o futuro.

Segundo o jornal O Globo, três histórias inéditas e uma nova releitura estão sendo planejadas para breve. A nova adaptação será a de Pai Herói, de Janete Clair, que estará a cargo de Renata Dias Gomes, neta da autora original. O revival deverá se passar nos dias atuais e será responsabilidade da produtora A Fábrica.

Mas, nem tudo é festa. Antes, a sucursal americana precisa dar o sinal verde para que os projetos saiam do papel e determine o início dos trabalhos. Caso os planos se confirmem, considerando ainda as produções realizadas em outros países latinos, a HBO Max estaria perto de destronar a Televisa e a Globo, primeira e segunda colocada no ramo, respectivamente.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor