MEMÓRIA
Novela de 17 anos atrás foi a única de autora levada por câncer terminal
19/02/2025 às 8h18

Há exatamente 17 anos, em 18 de fevereiro de 2008, Beleza Pura substituía Sete Pecados na faixa das sete da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A novela ficou marcada por ser a única escrita por Andréa Maltarolli, promissora autora da emissora que acabou perdendo a luta contra o câncer pouco mais de um ano depois.
Qual era a trama de Beleza Pura?
Beleza Pura começa com a queda do helicóptero Carcará, projetado por Guilherme (Edson Celulari). O acidente foi provocado pela vilã Norma (Carolina Ferraz), parceira dele, por conta de uma paixão não correspondida pelo amigo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aeronave carregava cinco tripulantes, que morrem no acidente: o investidor do projeto Olavo (Reginaldo Faria), o médico Alex (Guilherme Fontes), a jornalista Márcia (Helena Fernandes), o químico Mateus (Rodrigo Veronese) e Sônia (Christiane Torloni), vizinha e amiga de Guilherme. O engenheiro aeronáutico, sentindo-se culpado pelas mortes, decide se dedicar a realizar os projetos de vida de cada um deles.
Sônia tinha o objetivo de abrir uma clinica de estética. Ao se envolver no negócio, Guilherme acaba conhecendo a esteticista Joana (Regiane Alves), uma filha que Sônia abandonou no passado. Eles acabam se tornando sócios no empreendimento e se apaixonam, para desespero de Norma.
LEIA TAMBÉM:
● Novela de meio século atrás será trazida de volta pela Globo na semana que vem
● Provável substituta de Meu Caminho é Te Amar está sendo dublada pelo SBT
● Finalmente: novela que mal estreou já tem substituta definida pelo Viva
Ao longo da trama, Beleza Pura explora como os entes queridos dos mortos no Carcará lidam com o luto. Aos poucos, a família e os amigos dos falecidos vão se acostumando com a ausência deles.
Destaques

Com média geral de 28 pontos no Ibope, Beleza Pura é lembrada por duas atrizes que se destacaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A novela deu novo status à carreira de Isis Valverde, que viveu a personagem Rakelli, que era ingênua e tinha um “choro de ambulância” marcante.
Outro êxito foi o meme “Eu sou rica!”, criado a partir de uma cena da vilã Norma Gusmão (Carolina Ferraz).
Inicialmente, a cena viralizou por conta da imagem de uma câmera que vazou, num erro de edição da novela. Isso acabou popularizando a frase disparada pela atriz, que chegou a virar música e é usada até hoje.
Luta contra o câncer

Beleza Pura acabou sendo a única novela da carreira de Andréa Maltarolli. A autora entrou na Globo em 1994, por meio da uma oficina de autores.
No ano seguinte, ela se tornou uma das criadoras de Malhação, ao lado de Emanoel Jacobina, e emplacou várias temporadas da trama.
Após passagens também pelo Zorra Total e Escolinha do Professor Raimundo, Andréa Maltarolli emplacou sua primeira novela, Beleza Pura, supervisionada por Silvio de Abreu.
Em seguida, ela começou a trabalhar na sinopse de Alto Astral (2014), inicialmente batizada como Buuu!.
Com isso, Alto Astral foi conduzida pelo autor Daniel Ortiz, baseado na sinopse deixada pela autora.