CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas as Flores é a segunda novela da Globo produzida exclusivamente para a plataforma de streaming Globoplay. A trama, até aqui, vem surpreendendo pela repercussão e pelas críticas positivas. Apesar do êxito, há dúvidas sobre a reação do público diante da pausa na produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É que o espectador do folhetim de João Emanuel Carneiro terá de esperar até ano que vem para conferir a reta final. Todas as Flores será disponibilizada em dois blocos. O primeiro, com 45 capítulos, chega ao fim em dezembro. O segundo, com 40, virá apenas em meados de abril de 2023.
Dois tempos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A divisão é estratégica. Entre janeiro e abril, o público e a plataforma vão concentrar suas atenções no BBB23. O reality de confinamento costuma ofuscar outras atrações. Mas… Como será recebida, pelo espectador, a interrupção de Todas as Flores?
O engajamento da novela é alto. Quem acompanha está totalmente envolvido com o enredo. A disponibilidade para continuar será a mesma? Ou é possível que, após dois meses de dedicação e um BBB no meio, o pessoal resolva debandar?
Cabe salientar que o público de séries está acostumado com a espera por novas temporadas. O período sem determinado conteúdo, aliás, é abastecido com o disse-me-disse sobre os episódios disponíveis e os próximos.
Vale esperar?
O conflito se dá com os fãs de folhetins, acostumados a acompanhar uma história do início ao fim, sem interrupções. Pausar a trama no meio, e por vários meses, poderá acarretar na fuga de interessados em assistir a obra, provocando também um esquecimento sistemático do produto, o que seria perigoso.
A emissora, aliás, pretende exibir Todas as Flores na TV aberta em breve. Manter a trama em alta no streaming e nas redes sociais seria de grande valia para o lançamento na televisão.
É fato que a Globo planeja bem as suas ações. A empresa se programou para fatiar a narrativa; certamente, algum desfecho especial ou acontecimento eletrizante foi preparado para fisgar o espectador, de forma que ele não só retorne na próxima temporada, como também aguarde ansiosamente, mantendo o falatório em alta.
Estratégia
A situação é inédita para a emissora. A primeira aposta da plataforma de streaming em novelas foi Verdades Secretas II (2021), com boa repercussão nas redes sociais, mas longe dos elogios que a atual produção vem provocando – com direito a comparações com Travessia, problemático cartaz das nove.
Imagina-se que o caminho ideal seria o encerramento desta temporada com um grande gancho, como sempre acontece nas tramas de João Emanuel Carneiro, habituado a viradas mirabolantes.
Em entrevista ao Fantástico, por ocasião do lançamento de Todas as Flores, o autor adiantou que a primeira fase chegará ao fim com uma reviravolta na vida da protagonista Maíra (Sophie Charlotte).
A Globo também conta com o sucesso do Big Brother Brasil para que o público se mantenha fiel ao Globoplay. O êxito da novela, somado ao do reality, deve manter o número de assinantes em alta.