A partir do dia 27 de novembro, o público terá a oportunidade de rever a novela que teve um dos finais mais decepcionantes da história da Globo. A trama, que começou mal e terminou fazendo sucesso, decepcionou boa parcela de seus telespectadores devido ao desfecho completamente abaixo das expectativas.

Caco Ciocler (Ed) e Camila Morgado (May) em América

América (2005) chegou a causar revolta por conta de uma decisão da emissora de vetar o beijo gay bastante esperado entre os personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro). Além disso, a história da novela de Gloria Perez foi tão revirada que o principal par romântico foi destruído.

Por tudo isso, América é considerada por muitos como a dona do final mais decepcionante de uma telenovela da Globo. Contudo, a trama acabou ficando na memória afetiva do público, que se lembra da sofredora Sol (Deborah Secco), do peão Tião (Murilo Benício), da Viúva Neuta (Eliane Giardini), dentre outros personagens marcantes.

[anuncio_1]

Tudo ao contrário

América - Deborah Secco e Murilo Benício
Deborah Secco e Murilo Benício em América (Divulgação / Globo)

Quem esperava que os protagonistas de América vencessem as dificuldades e terminassem juntos, ficou a ver navios. Isso porque Sol e Tião até tiveram seus finais felizes, mas longe um do outro.

A sofredora acabou terminando o enredo com Ed (Caco Ciocler) após ser deportada para o Brasil. Enquanto isso, Tião conseguiu se tornar vencedor da Festa de Peão de Barretos, mas terminou ao lado da esposa Simone (Gabriela Duarte).

[anuncio_2]

Final de América revoltou telespectadores

Bruno Gagliasso em América
Bruno Gagliasso em América (Reprodução / Globo)

Já Júnior e Zeca se tornaram de fato um casal quando o primeiro finalmente conseguiu contar à mãe que estava apaixonado pelo amigo. Porém, o tão badalado e esperado beijo entre os dois personagens não aconteceu, irritando quem tanto torceu por eles, inclusive ativistas da causa gay, que acusaram a Globo de censura.

Mesmo bastante criticado, o final do folhetim superou a marca dos 60 pontos de audiência e foi um dos mais vistos da época.

[anuncio_3]

Quando América estreia no canal Viva?

América - Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro
Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro em América (Divulgação / Globo)

Mesmo com tantas críticas, além da demora para ser reapresentada, América acabou se tornando um “xodó” do público, que em sua maioria não lembra o final chocho da novela. Com isso, a produção se converteu em uma das obras mais pedidas parar voltar no Vale a Pena Ver de Novo, o que nunca aconteceu.

Mas as preces dos internautas foram ouvidas pelo Canal Viva, que trará a produção de volta em 27 de novembro, em substituição a Senhora do Destino na faixa das 22h50.

O noveleiro terá, então, a tão esperada oportunidade de rever o folhetim pela primeira vez e recordar como tudo aconteceu. Só não vale reclamar novamente do desfecho da narrativa.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor