Uma nova personagem deve surgir nos próximos capítulos de Travessia. Recentemente, a autora Gloria Perez postou em seu perfil no Facebook a foto da artista Valeria Fernandez Gonzalez, conhecida como Divina Valeria, com a legenda: “ela está chegando em Travessia”.

Divina Valéria

A autora da novela das nove da Globo não adiantou como será a personagem da artista. Mas Divina Valeria é uma cantora, atriz e performer reconhecida por sua trajetória em espetáculos da cultura LGBTQIA+, o que indica que a autora pode estar planejando a retomada de um núcleo previsto na sinopse, mas que acabou cortado da trama.

Amigo de Brisa

Travessia - Lucy Alves
Reprodução / Globo

Na sinopse original, a saga de Brisa (Lucy Alves) em busca de Ari (Chay Suede) seria muito mais longa do que o que foi visto na novela. A mocinha passaria por diversos cenários e faria amizade com vários novos personagens até, finalmente, reencontrar o ex-noivo.

Nesta trajetória, ela conheceria Welson, que trabalhava como enfermeiro durante o dia, mas, à noite, se apresentaria em espetáculos como transformista. Ele se tornaria amigo de Brisa depois que a mocinha deixasse o emprego no Encanto da Vila e conquistasse uma nova vaga, desta vez como camareira numa casa de espetáculos LGBTQIA+.

Assim, Brisa não apenas seria amiga de Welson, como passaria a conviver com travestis, performers, drag queens e transformistas. Deste modo, Divina Valeria poderia interpretar o próprio Welson, ou então ser alguns dos outros personagens que apareceriam no núcleo da boate.

Mudanças por conta da audiência

Gloria Perez

No entanto, Gloria Perez (foto acima) mudou seus planos na tentativa de elevar a audiência de Travessia. A autora decidiu apostar mais fundo no romance entre Brisa e Oto (Romulo Estrela) e, por isso, abreviou a busca da protagonista por Ari. Com isso, a mocinha não foi trabalhar na boate e o núcleo LGBTQIA+ acabou cortado da trama.

Porém, ao anunciar que Divina Valeria aparecerá em breve em Travessia, Gloria Perez dá indícios de que pretende retomar a ideia. Mas não se sabe se Welson vai mesmo aparecer na história, ou a presença de Valeria se dará num outro contexto.

Trajetória

Wagner Moura, Alice Braga, Divina Valeria e Lazaro Ramos

Tendo como nome de batismo Walter Fernandez Gonzalez, Valeria Fernandez Gonzalez, ou Divina Valeria, é uma cantora, atriz, performer, escritora e apresentadora que se destacou na década de 1960 em teatros cariocas na efervescência da Cinelândia.

Ela fez inúmeros espetáculos teatrais e musicais no Brasil e também no Uruguai, Argentina, Japão e diversos países da Europa. Em 1975, Valeria participou do quadro Flavio Confidencial, do programa de Flavio Cavalcanti, na TV Tupi.

Recentemente, ela esteve no filme Divinas Divas (2017), de Leandra Leal, que resgatou a história de expoentes do cenário LGBTQIA+ dos anos 1960 e 1970, como Rogéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios.

Também esteve no filme Cidade Baixa (foto acima), de 2005, ao lado de nomes como Wagner Moura, Alice Braga e Lázaro Ramos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor