Um dos assuntos que Gloria Perez prometeu tratar com atenção em Travessia era a questão da assexualidade. A autora queria desmistificar o tema, da mesma maneira como abordou a homossexualidade em América (2005) e a transexualidade em A Força do Querer (2017).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, desta vez, a novelista ficou devendo. Caíque (Thiago Fragoso, na foto acima com Vanessa Giácomo) e Rudá (Guilherme Cabral) não tiveram o devido destaque para tratar do assunto e toda a trama que os envolvia ficou apagada.
Com isso, Caíque se tornou um figurante de luxo. Na reta final, Travessia apresentará uma nova personagem, que entra em cena apenas para dar um desfecho preguiçoso ao rapaz, que apareceu como uma grande promessa da novela, mas que acabou não acontecendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Final feliz
Desde que entrou na novela, Caíque só se meteu em roubadas. O rapaz é assexual, ou seja, não tem interesse em sexo. No entanto, ele é um homem romântico, que gosta de se relacionar com mulheres. Com isso, ao longo da trama, ele se envolveu com Leonor (Vanessa Giácomo) e Talita (Dandara Mariana, foto acima), mas frustrou as duas ao revelar que não gosta de transar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Mas ele terá direito a um final feliz. Uma nova personagem, Luana (Mariana Vaz), entra em cena para garantir um desfecho digno ao rapaz. No capítulo que vai ao ar na próxima segunda-feira (1º), Caíque apresentará Luana à Tia Cotinha (Ana Lucia Torre) e anunciará que está noivo.
“Segui os seus conselhos! Ela é como eu: assexual também!”, dirá Caíque, deixando Cotinha muito feliz e Leonor um tanto enciumada.
Boas abordagens
Ao anunciar que trataria da assexualidade em Travessia, Gloria Perez prometeu uma abordagem sensível e didática, assim como aconteceu com a abordagem da homossexualidade em América e da transexualidade em A Força do Querer.
Nas duas ocasiões, a autora conseguiu fazer o público se envolver com as questões propostas porque narrou tais histórias a partir da perspectiva da “autodescoberta”. Junior (Bruno Gagliasso) não sabia que era gay, embora sentisse que era diferente dos demais rapazes. Ele só se deu conta de sua condição sexual ao se apaixonar por Zeca (Erom Cordeiro).
Já em A Força do Querer, Ivana (Carol Duarte, foto acima) se sentia inadequada em seu próprio corpo, mas não entendia as razões. Foi quando passou a conviver com a travesti Elis Miranda (Silvero Pereira) que ela se deu conta que, na verdade, era um homem transexual.
Neste caso, para tornar o assunto mais didático, Gloria Perez utilizou Elis para explicar ao público a diferença entre travestis e transexuais. A autora também inseriu um homem trans real, Tê (Tarso Brant), que serviu como um norteador para que Ivana se descobrisse Ivan.
Assunto não rendeu
Em Travessia, o propósito era o mesmo. Rudá, desde o início da novela, se considerava diferente. Ele era apontado como gay por seu padrasto, Moretti (Rodrigo Lombardi), mas o rapaz sabia que não tinha interesse por homens. No entanto, ele também nunca quis saber de se envolver com uma garota.
Apenas quando conheceu Caíque, um homem assexual, Rudá passou a se compreender melhor. O então namorado de Leonor explicou ao jovem que não havia nada de errado em ser assexual, elucidando alguns pontos obscuros da temática.
Mas, ao contrário das tramas anteriores, desta vez a abordagem não funcionou. O tema da assexualidade ficou perdido no meio do enredo de Travessia e acabou pouco explorado. Com isso, Caíque, que parecia um personagem promissor, ficou apagado.
Quem é Luana em Travessia?
Luana aparecerá na reta final de Travessia para garantir o final feliz de Caíque. A jovem também é assexual e ficará noiva do rapaz.
A personagem será vivida pela atriz Mariana Vaz, afastada das novelas desde Rock Story (2016). Na vida real, ela é casada com o ator Thiago Fragoso há quase 18 anos. Eles têm dois filhos: Benjamin, de 12 anos, e Martin, de 2 anos.