Nilson Xavier

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (6), Rosane Svartman, autora de Vai na Fé (que estreia dia 16), afirmou que a trilha sonora de sua trama terá todos os estilos musicais de uma típica novela das sete: do pop ao romântico.

Vai na Fé - Carla Cristina Cardoso e Sheron Menezzes
João Miguel Júnior / Globo

Como não poderia ser diferente, funk e gospel também, já que a história aborda este universo.

No entanto, Rosane revelou uma novidade. A música da abertura será inédita, contrariando uma lamentável praxe dos últimos anos: requentar músicas do passado para a abertura (como ‘Ska’, dos Paralamas do Sucesso, na atual Cara e Coragem).

Inspiração

Negra Li
Divulgação

Rosane Svartman contou que a ideia nasceu de uma das primeiras entrevistas que fez para Vai na Fé, quando conversou com a cantora Negra Li para a construção de sua protagonista Sol (vivida por Sheron Menezzes).

Como já foi divulgado, a trama da novela parte de Sol, evangélica, que canta na igreja e se rende ao funk para prover sua família.

Deste papo com Negra Li, evoluiu a ideia de levar a cantora para a abertura. A música foi encomendada especialmente para a novela, tendo como base o refrão de outra canção, ‘Vai na Fé’, gravação do MC Liro e MC GM.

Assim, Negra Li foi para estúdio gravar ‘Vai Dar Certo’ (que usa o refrão de ‘Vai na Fé’), música que conta um pouco da história da novela.

“Negra Li fez uma interpretação belíssima, trouxe muita energia. Acho que a música vai pegar, adorei o resultado!”, disse Rosane.

Músicas requentadas

Haja Coração - João Baldasserini, Malvino Salvador e Mariana Ximenes
Divulgação / Globo

Faz tempo que as trilhas de novelas da Globo se baseiam em sucessos do passado, o que fica mais latente nas aberturas. Geralmente são regravações do que já é conhecido. Atualmente, as novelas no ar – Mar do Sertão, Cara e Coragem, Travessia, e, ainda, Todas as Flores – tem antigos sucessos em suas aberturas.

A última inédita foi ‘Sulamericano’, para Um Lugar ao Sol, que não era tão “inédita” assim, já que a música foi gravada pelo BaianaSystem em 2019 e entrou para a novela dois anos depois, quando já era conhecida.

A última inédita no horário das sete foi – pasme – em 2016: ‘O Farol’, gravada por Ivete Sangalo para o Carnaval daquele ano e que entrou para a abertura da novela Haja Coração (foto acima).

cara e coragem tais araujo 1200
Sergio Zalis / Globo

De lá para cá, a faixa das 19 horas só trouxe músicas requentadas em suas aberturas:

– ‘Dê um Rolê’ (Pitty) em Rock Story;
– ‘A Hard Day’s Night’ (Skank) em Pega Pega;
– ‘Scarborough Fair’ (Aurora) em Deus Salve o Rei;
– ‘Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás’ (Ivete Sangalo) em O Tempo Não Para;
– ‘Pum Up the Jam’ (Technotronic) em Verão 90;
– ‘O Sol Nascerá (A Sorrir)’ (Zeca Pagodinho e Tereza Cristina) em Bom Sucesso;
– ‘Beija-me’ (Ludmilla) em Salve-se Quem Puder;
– ‘Quinta Sinfonia’ (Daniel Tauszig e Ricardo Leão) em Quanto Mais Vida, Melhor!;
– ‘Ska’ (Paralamas do Sucesso) em Cara e Coragem (foto acima).

Compartilhar.
Avatar photo

Desde criança, Nilson Xavier é um fã de televisão: aos 10 anos já catalogava de forma sistemática tudo o que assistia, inclusive as novelas. Pesquisar elencos e curiosidades sobre esse universo tornou-se um hobby. Com a Internet, seus registros novelísticos migraram para a rede: no ano de 2000, lançou o site Teledramaturgia, cuja repercussão o levou a publicar, em 2007, o Almanaque da Telenovela Brasileira. Leia todos os textos do autor