Nova chance: novelas esquecidas pela Globo voltarão em outro canal
24/05/2023 às 9h02
Houve um tempo em que a Globo dava preferência a novelas relativamente recentes no Vale a Pena Ver de Novo. A faixa de reprises costumava relançar tramas que haviam sido exibidas originalmente entre três e cinco anos antes. Obras mais antigas que isso eram exceção, não regra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso mudou. No dia 29 de maio, Mulheres Apaixonadas vai dividir o espaço com os capítulos finais de O Rei do Gado. A trama de Manoel Carlos foi exibida há exatos 20 anos, em 2003, enquanto o clássico de Benedito Ruy Barbosa data de 1996. Ou seja, tem quase 30 anos!
Enquanto isso, a emissora praticamente ignora tudo o que produziu na década de 2010. Pouquíssimas tramas deste período tiveram nova chance na Globo. Assim, a esperança dos fãs de novelas mais recentes passa a ser o canal Viva que, com Escrito nas Estrelas (foto acima), começa a revisitar a “década perdida”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Que novela substitui Força de um Desejo no Viva?
Escrito nas Estrelas, trama das 18 horas da Globo exibida originalmente em 2010, será a substituta de Força de um Desejo no Viva. A novela de Elizabeth Jhin estreia no dia 17 de julho no canal pago do Grupo Globo. Será o primeiro folhetim da década de 2010 a ser reprisado na emissora.
Aos poucos, tramas do final da década de 2000 e início de 2010 começarão a ter mais espaço no Viva. De acordo com nosso colunista Duh Secco, o canal pago chegou a considerar Cama de Gato (2009) e Paraíso (2009) para o horário, mas acabou optando pela trama espírita.
LEIA TAMBÉM:
● 56 anos depois: Globo quebra tabu histórico para definir fila de novelas das sete
● Resumo Roque Santeiro: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
● Resumo Cara e Coroa: tudo sobre o capítulo de sábado, 23 de novembro
A escolha agradou os fãs, que sempre torceram por um retorno da obra estrelada por Nathalia Dill, Humberto Martins e Jayme Matarazzo. Escrito nas Estrelas foi um dos maiores sucessos da faixa das seis daquele período, mas, curiosamente, acabou ignorada pela TV Globo, que nunca a reprisou.
Novelas ignoradas
Enquanto o Viva começa a abrir espaço para novelas de 2010, a Globo segue ignorando as obras que produziu neste período. Até aqui, o Vale a Pena Ver de Novo reapresentou apenas cinco novelas dos anos 2010: Ti Ti Ti (2010), Cordel Encantado (2011), Cheias de Charme (2012), Avenida Brasil (2012) e Eta Mundo Bom! (2016, foto acima).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal também resgatou alguns títulos do período durante a pandemia, como Fina Estampa (2011), Flor do Caribe (2013), Totalmente Demais (2015) e várias outras. Ainda assim, outros sucessos do período seguiram engavetados, como Amor à Vida (2013), Além do Tempo (2015) e O Outro Lado do Paraíso (2017), além da própria Escrito nas Estrelas.
Novelas do final dos anos 2000, como as citadas Paraíso e Cama de Gato, que registraram bons índices de audiência em suas exibições originais, também acabaram ignoradas nos horários de reprises da Globo. A emissora prefere apostar em reprises de reprises, com clássicos dos anos 1990 e 2000 reexibidos em looping.
Inversão
Assim, o Viva e a TV Globo promovem uma espécie de “inversão”. Enquanto os clássicos mais antigos, dos anos 1990 e 2000, ganham espaço no canal aberto, tramas um pouco mais recentes, como Escrito nas Estrelas, são resgatadas pelo canal pago.
Claro, cabe salientar que o Viva segue servindo a todos os gostos. O canal tem na grade novela dos anos 1970 (A Sucessora), 1980 (Bambolê), 1990 (Força de um Desejo) e 2000 (Coração de Estudante e Senhora do Destino, foto acima).
Porém, não deixa de ser questionável a decisão da Globo de apostar nos clássicos incontestáveis, ao mesmo tempo que deixa tramas um pouco mais recentes e igualmente celebradas na gaveta. Ainda bem que existe o Viva!