Atual novela das seis da Globo, No Rancho Fundo conta a história da família de Zefa Leonel (Andrea Beltrão). O clã tem a vida transformada depois que a matriarca encontrar uma pedra preciosa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Andrea Beltrão em No Rancho Fundo
Tico Leonel (Alexandre Nero), Quinota (Larissa Bocchino) e os demais integrantes da família conseguem sair da miséria depois que descobrem a turmalina paraíba. Porém, a descoberta desperta a cobiça de vários inimigos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de uma história muito parecida com a de Flor do Caribe, escrita por Walther Negrão em 2013. A mesma turmalina paraíba mudou a vida do protagonista do folhetim de 11 anos atrás.
Grande virada
Em No Rancho Fundo, Zefa Leonel estava preocupada com o futuro da família. A matriarca revelou que eles estavam completamente falidos, despertando tensão em todos os parentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Porém, ela decidiu arregaçar as mangas e explorar a Gruta Azul em busca de uma pedra preciosa. Após um desmoronamento que quase tira a vida dela e de Tico, Zefa Leonel finalmente encontra uma turmalina paraíba.
A partir daí, a vida da família muda totalmente. Depois de alguns contratempos, Zefa finalmente consegue vender a pedra e coloca as mãos em uma verdadeira fortuna. Com isso, toda a família deixou Lasca Fogo para viver em Lapão da Beirada, gerando novos desdobramentos na trama.
Já vi isso antes
José Loreto e Henri Castelli em Flor do Caribe
Algo parecido aconteceu em Flor do Caribe, trama das seis exibida em 2013 e reprisada em 2020, durante a pandemia de Covid-19. A trama narrava a história de amor entre Cassiano (Henri Castelli) e Ester (Grazi Massafera), atrapalhada pelo vilão Alberto (Igor Rickli).
Na trama, a família de Alberto explorava grutas no Rio Grande do Sul e, após esgotá-las, decide vendê-las para Cassiano. Porém, depois disso, o mocinho acaba descobrindo turmalinas paraíba no local.
Durante a novela, Alberto arma para que Cassiano desapareça e ele consiga se casar com Ester. O vilão pede ao “amigo” que faça uma entrega de diamantes no Caribe, onde o mocinho é preso e obrigado a trabalhar como escravizado.
Anos depois, Cassiano consegue retornar ao Brasil. Ele utiliza a turmalina paraíba para financiar sua vingança contra Alberto, que acabou com sua vida.
Pedras da cobiça
No entanto, não é de hoje que a teledramaturgia brasileira aposta em histórias envolvendo pedras preciosas. A novela mais clássica com esta temática, sem dúvidas, é Irmãos Coragem (1970), de Janete Clair.
A novela contava a história de João Coragem (Tarcísio Meira), que encontra um valioso diamante e acaba despertando a cobiça de Pedro Barros (Gilberto Martinho), que faz de tudo para colocar a mão na pedra.
Um diamante também despertou a cobiça de vários personagens de Império (2014). A pedra cor de rosa usada como amuleto pelo Comendador José Alfredo (Alexandre Nero) passou pelas mãos de vários personagens ao longo da trama de Aguinaldo Silva.