André Santana

Ao contratar Faustão, em meados de 2021, a Band ganhou uma verdadeira injeção de ânimo. A chegada do animador à emissora abriu perspectivas de novos anunciantes, mais audiência e, consequentemente, um investimento maior em programação. Com isso, o canal dos Saad traçou um plano ambicioso.

Programa Silvio Santos
Reprodução / SBT

No final de 2021, foi amplamente divulgado que a Band planejava lançar uma nova grade, bastante competitiva. O intuito era crescer na audiência e fazer frente ao SBT, roubando da estação de Silvio Santos o terceiro lugar no ranking das emissoras abertas.

Um ano depois, será que a Band conseguiu?

Aposta alta

Faustão na Band
Reprodução / Band

Faustão na Band não foi o estouro que o canal sonhava. Embora bem produzido, sempre com convidados de peso, o programa padece com crises internas, que implicaram em cortes recentes de pessoal.

Ainda assim, a atração se mostrou um grande trunfo ao substituir o Show da Fé, religioso que atravancava o horário nobre. Ao realocar o teleculto na faixa matinal, a casa conseguiu o impulso que faltava para alavancar sua principal faixa de programação.

Audiência

Brasil Urgente - José Luiz Datena
Reprodução / Band

Os resultados ainda são modestos, mas começam a aparecer. No último dia 16 de dezembro, por exemplo, a Band conseguiu bater o SBT no horário nobre, mostrando que está viva na luta pela audiência.

Segundo dados do Kantar Ibope Media, divulgados pelo portal Notícias da TV, o Jornal da Band conseguiu superar a emissora de Silvio Santos das 19h20 às 20h30 e ficou em terceiro, ao vencer por 4,1 pontos a 4,0 na Grande São Paulo.

Além disso, o Brasil Urgente, de José Luiz Datena, também tem atrapalhado o desempenho das novelas mexicanas.

Em baixa

Poliana Moça - Sophia Valverde
Divulgação / SBT

A Band ainda tem potencial para dar trabalho ao SBT. Isso porque a emissora de Silvio Santos vive a pior crise de sua história. Atrações consideradas estratégicas, como Poliana Moça e Programa do Ratinho, registram péssimos índices de audiência. Com isso, o canal abre espaço para que a concorrência avance.

A situação da Band só não é melhor porque a estação também fez apostas equivocadas. A novela portuguesa Valor da Vida não emplacou na faixa das 22h. Além disso, a linha de shows está em pandarecos.

Ou seja, a Band conquistou importantes avanços em 2022. Mas ainda há um longo caminho a percorrer rumo ao terceiro lugar…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor