No fundo do poço, SBT pode levar mais um duro golpe em 2023
23/12/2022 às 10h19
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao contratar Faustão, em meados de 2021, a Band ganhou uma verdadeira injeção de ânimo. A chegada do animador à emissora abriu perspectivas de novos anunciantes, mais audiência e, consequentemente, um investimento maior em programação. Com isso, o canal dos Saad traçou um plano ambicioso.
No final de 2021, foi amplamente divulgado que a Band planejava lançar uma nova grade, bastante competitiva. O intuito era crescer na audiência e fazer frente ao SBT, roubando da estação de Silvio Santos o terceiro lugar no ranking das emissoras abertas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um ano depois, será que a Band conseguiu?
Aposta alta
Faustão na Band não foi o estouro que o canal sonhava. Embora bem produzido, sempre com convidados de peso, o programa padece com crises internas, que implicaram em cortes recentes de pessoal.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Ainda assim, a atração se mostrou um grande trunfo ao substituir o Show da Fé, religioso que atravancava o horário nobre. Ao realocar o teleculto na faixa matinal, a casa conseguiu o impulso que faltava para alavancar sua principal faixa de programação.
Audiência
Os resultados ainda são modestos, mas começam a aparecer. No último dia 16 de dezembro, por exemplo, a Band conseguiu bater o SBT no horário nobre, mostrando que está viva na luta pela audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados do Kantar Ibope Media, divulgados pelo portal Notícias da TV, o Jornal da Band conseguiu superar a emissora de Silvio Santos das 19h20 às 20h30 e ficou em terceiro, ao vencer por 4,1 pontos a 4,0 na Grande São Paulo.
Além disso, o Brasil Urgente, de José Luiz Datena, também tem atrapalhado o desempenho das novelas mexicanas.
Em baixa
A Band ainda tem potencial para dar trabalho ao SBT. Isso porque a emissora de Silvio Santos vive a pior crise de sua história. Atrações consideradas estratégicas, como Poliana Moça e Programa do Ratinho, registram péssimos índices de audiência. Com isso, o canal abre espaço para que a concorrência avance.
A situação da Band só não é melhor porque a estação também fez apostas equivocadas. A novela portuguesa Valor da Vida não emplacou na faixa das 22h. Além disso, a linha de shows está em pandarecos.
Ou seja, a Band conquistou importantes avanços em 2022. Mas ainda há um longo caminho a percorrer rumo ao terceiro lugar…