No auge da carreira, musa da Globo foi levada por câncer terminal

Marcia Mendes

Apresentadora do Jornal Hoje e de outros programas jornalísticos da Globo, Márcia Mendes morreu em 6 de julho de 1979, aos 32 anos, no auge da carreira, após lutar contra a leucemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atriz e jornalista nasceu em Três Lagoas (MS), em 6 de julho de 1946. Aos 24 anos, se mudou para o Rio de Janeiro, onde se tornou editora de moda das revistas Desfile e Manchete.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Márcia foi contratada pela Globo em meados dos anos 1970, se tornando uma das mais promissoras jornalistas da casa. Passou a apresentar o Jornal Hoje, que começou a ser exibido para todo o Brasil em 1974, e também esteve no Amanhã, no Fantástico e foi repórter especial do Jornal Nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Também marcou presença como apresentadora do festival Abertura, em 1975, e do especial Ano Internacional da Criança, em 1978, destacados programas da Globo.

Problemas de saúde

Alguns anos antes de sua morte, Márcia enfrentou sérios problemas de saúde, que a obrigaram a se submeter a uma cirurgia que a impediria de ter filhos. O episódio marcou sua vida, já que ela tinha o sonho de ser mãe.

Em 1978, ela voltou a ter a saúde abalada, chegando a ter uma embolia no cérebro, que paralisou seu braço direito e ameaçou suas cordas vocais. Com uma infecção nas válvulas do coração, passou por mais cirurgias, foi desenganada pelos médicos duas vezes, mas se recuperou e voltou ao vídeo.

Comoveu o Brasil

Em 1979, quando se tornou uma das apresentadoras do Jornal Hoje, ao lado de Ligia Maria e Sônia Maria, sua situação se agravou, com um quadro de leucemia.

Internada, recebeu centenas de cartas de admiradores de todo o Brasil, vindo a falecer após um período em coma, vítima de parada cardíaca.

A jornalista foi casada com o ator e diretor Marcos Paulo entre 1974 e 1977; em seguida, se uniu ao modelo Paolo Rosani. Após a morte de Márcia, Paolo entrou em depressão e morreu em 14 de julho de 1982. De acordo com a imprensa, ele teria se suicidado pulando do seu apartamento na capital paulista.

Autor(a):

Sair da versão mobile