No auge da carreira, musa da Globo foi levada por câncer terminal
22/04/2023 às 11h03
Apresentadora do Jornal Hoje e de outros programas jornalísticos da Globo, Márcia Mendes morreu em 6 de julho de 1979, aos 32 anos, no auge da carreira, após lutar contra a leucemia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atriz e jornalista nasceu em Três Lagoas (MS), em 6 de julho de 1946. Aos 24 anos, se mudou para o Rio de Janeiro, onde se tornou editora de moda das revistas Desfile e Manchete.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Márcia foi contratada pela Globo em meados dos anos 1970, se tornando uma das mais promissoras jornalistas da casa. Passou a apresentar o Jornal Hoje, que começou a ser exibido para todo o Brasil em 1974, e também esteve no Amanhã, no Fantástico e foi repórter especial do Jornal Nacional.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Também marcou presença como apresentadora do festival Abertura, em 1975, e do especial Ano Internacional da Criança, em 1978, destacados programas da Globo.
Problemas de saúde
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Alguns anos antes de sua morte, Márcia enfrentou sérios problemas de saúde, que a obrigaram a se submeter a uma cirurgia que a impediria de ter filhos. O episódio marcou sua vida, já que ela tinha o sonho de ser mãe.
Em 1978, ela voltou a ter a saúde abalada, chegando a ter uma embolia no cérebro, que paralisou seu braço direito e ameaçou suas cordas vocais. Com uma infecção nas válvulas do coração, passou por mais cirurgias, foi desenganada pelos médicos duas vezes, mas se recuperou e voltou ao vídeo.
Comoveu o Brasil
Em 1979, quando se tornou uma das apresentadoras do Jornal Hoje, ao lado de Ligia Maria e Sônia Maria, sua situação se agravou, com um quadro de leucemia.
Internada, recebeu centenas de cartas de admiradores de todo o Brasil, vindo a falecer após um período em coma, vítima de parada cardíaca.
A jornalista foi casada com o ator e diretor Marcos Paulo entre 1974 e 1977; em seguida, se uniu ao modelo Paolo Rosani. Após a morte de Márcia, Paolo entrou em depressão e morreu em 14 de julho de 1982. De acordo com a imprensa, ele teria se suicidado pulando do seu apartamento na capital paulista.