André Santana

No ar há seis anos, o reality show Power Couple Brasil nunca foi um grande campeão de audiência. Porém, a atração sempre demonstrou força junto ao espectador fã de “reality raiz”. O programa formou um público cativo, barulhento, que garantia a repercussão. Havia uma “bolha” de fãs da atração.

Power Couple 2022

No entanto, a temporada de 2022 mostrou que Power Couple perdeu força até mesmo dentro desta bolha. O programa apresentado por Adriane Galisteu ofereceu tudo o que sua audiência costuma gostar: participantes engajados, brigas por bobagens e barracos. Mas isso não foi o suficiente para fazer dele um sucesso.

Não dá pra dizer que a escalação de elenco foi um erro. Power Couple trouxe casais realmente dispostos a jogar, entregando-se ao game com paixão. Mas talvez esse tenha sido um dos problemas da temporada. Os jogadores foram com muita sede ao pote, e as brigas ultrapassaram os limites do entretenimento.

Angústia

Power Couple 2022

Os barracos protagonizados pelos participantes do Power Couple foram cheios de tensão. Numa das dinâmicas, por exemplo, o clima entre Hadballa, Matheus Sampaio, Cartolouco e Rogério ficou tão pesado que até mesmo a transmissão ao vivo foi cortada. E mais: um segurança entrou em cena para tentar intimidar os “briguentos” (sem sucesso, diga-se).

Também aconteceram brigas que terminaram em quebra-quebra. Cartolouco chegou a destruir o cenário de uma dinâmica. Em outro barraco, Rogério jogou um vaso na direção da janela do quarto de Cartolouco, tentando invadir o quarto do jornalista. Rogério e sua esposa Baronesa desistiram do programa na sequência, mas teriam sido expulsos de qualquer maneira.

Power Couple 2022

E mais: teve briga com água na cara, ofensas homofóbicas e muita provocação. A tensão ficou tão evidente que acompanhar o Power Couple deixou de ser divertido. O reality ficou angustiante.

Erros de estratégia

TAGEM

Power Couple também foi prejudicado pelos erros estratégicos de programação da Record. A emissora não colheu bons índices de audiência com a série Reis e a reprise de Amor Sem Igual, programas que antecedem o reality na grade. A coisa piorou quando estreou Todas as Garotas em Mim, que derrubou ainda mais o horário nobre do canal.

Além disso, há um desgaste natural da fórmula. A Record, atualmente, só exibe realities de confinamento em seu horário nobre. Apesar de serem formatos distintos, Power Couple, Ilha Record e A Fazenda têm suas semelhanças. Com isso, a sensação de cansaço é grande.

A emissora devia, urgente, considerar trocar o formato por algo novo. Senão, a tendência é que Power Couple siga perdendo relevância ano após ano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor