Reprisada atualmente no início da tarde pela Globo, Cabocla (2004) é um remake da novela produzida em 1979 pela Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa com base no romance homônimo de Ribeiro Couto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, muito antes da produção estrelada por Glória Pires e Fábio Jr., houve uma esquecida versão produzida por um canal que já não existe mais.
Primeira adaptação
Vinte anos antes da versão produzida pela Globo, a extinta TV Rio produziu a primeira adaptação do romance Cabocla, publicado em 1931.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A história era a mesma das duas novelas produzidas pela Globo: o amor entre a humilde Zuca e o rico e inconsequente Jerônimo, atrapalhado pelo noivo da garota, Tobias.
Nessa versão, Zuca foi vivida por Glauce Rocha, atriz de sucesso nos anos 1950 e 1960 e que morreu aos 41 anos, enquanto atuava na novela Hospital, da TV Tupi, em 1971.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Vindo do Nordeste, Sebastião Vasconcelos estreou na televisão justamente nessa produção, onde viveu o protagonista. Quase meio século depois, ele participou do remake de Cabocla na Globo, vivendo Felício.
Já Tobias foi vivido por Rolando Boldrin, que também dava os primeiros passos na carreira.
Sem registros
A versão de Cabocla da TV Rio nem era exibida diariamente, já que as novelas diárias começaram em 1963, com 2-5499 Ocupado, da TV Excelsior.
Também não existem registros da produção, pois ela era exibida ao vivo – o videotape havia sido criado pouco antes, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil no início dos anos 1960, sendo usado no programa Chico Anysio Show.