Ninguém lembra: Ana Paula Arósio se despediu da Globo em fiasco

Luana Piovani (Gabriela) e Ana Paula Arósio (Ana Beatriz) em Na Forma da Lei

Luana Piovani (Gabriela) e Ana Paula Arósio (Ana Beatriz) em Na Forma da Lei

De volta aos holofotes por conta de uma recente e rara aparição, desta vez numa campanha publicitária de uma farmacêutica, Ana Paula Arósio se despedia da televisão há 14 anos. E não foi numa novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luana Piovani (Gabriela) e Ana Paula Arósio (Ana Beatriz) em Na Forma da Lei

Em 3 de agosto de 2010, ia ao ar o último episódio de Na Forma da Lei, série que contava com a estrela como protagonista. Escrita por Antonio Calmon, a produção passou despercebida e foi considerada um fiasco na época.

Depois de finalizar a série, Ana Paula Arósio já estava confirmada para estrelar Insensato Coração, que estrearia no ano seguinte. No entanto, ela faltou às primeiras gravações e rescindiu seu contrato com a Globo em seguida, encerrando sua carreira na TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual foi o último trabalho de Ana Paula Arósio na Globo?

Experiente em séries, Antonio Calmon já havia se aventurado na narrativa policial em A Justiceira (1997). Em 2010, ele voltou ao filão em Na Forma da Lei, produção em oito episódios exibida nas noites de terça-feira da Globo a partir de 15 de junho de 2010.

Na trama, a promotora Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), o juiz Célio Rocha (Leonardo Machado), o advogado Edgar (Henri Castelli), a delegada Gabriela (Luana Piovani) e o jornalista Ademir (Samuel de Assis) – todos amigos dos tempos de faculdade – se unem para tentar fazer justiça ao assassinato de Eduardo (Thiago Fragoso), o namorado de Ana Beatriz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O rapaz foi assassinado 10 anos antes, mas o autor do crime – Mauricio (Márcio Garcia), um playboy filho de um senador corrupto – nunca pagou por ele. Os cinco amigos, então, unem forças para mandar Mauricio e sua família para o xilindró.

Passou batida

Ana Paula Arósio como Laura em Ciranda de Pedra

Ana Paula Arósio já estava confirmada como Marina em Insensato Coração – novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares que estrearia no ano seguinte – quando aceitou o convite do diretor Wolf Maya para Na Forma da Lei. Assim, era repetida a parceria de Hilda Furacão (1998), produção que marcou a estreia da atriz na Globo.

A determinada Ana Beatriz, aliás, guardava semelhanças trágicas com sua intérprete. Em 1996, o noivo de Ana Paula Arósio, Luiz Tijus, suicidou-se na frente da atriz.

“É uma coisa que eu já trabalhei bastante e que agora tá tranquilo”, comentou Ana Paula sobre o trauma ao jornal Folha de São Paulo, de 23 de maio de 2010.

Na Forma da Lei substituiu a segunda temporada de Força Tarefa (2010) na segunda linha de shows das noites de terça-feira da Globo, mas não alcançou a mesma repercussão da trama estrelada por Murilo Benício. A audiência não foi ruim – média de 17 pontos -, mas a série acabou passando batida e não ganhou uma nova temporada.

Abandonou novela e deixou a TV

Depois de concluir sua participação em Na Forma da Lei, Ana Paula Arósio já se preparava para iniciar os trabalhos em Insensato Coração, novela que substituiria Passione (2010) às 21h a partir de janeiro de 2011.

Porém, a atriz faltou às primeiras gravações, que aconteceriam em Florianópolis (SC). Depois, ela avisou à direção da Globo que havia desistido do trabalho e rescindiu seu contrato com a emissora. A atitude gerou celeuma nos bastidores da trama, e Paolla Oliveira foi escalada às pressas para substituí-la como a mocinha Marina.

Depois disso, Ana Paula Arósio passou a viver reclusa, longe dos holofotes. A atriz só voltou a aparecer em raras ocasiões, como no lançamento do filme A Floresta que se Move (2015) e numa campanha de um banco. Há poucos dias, ela voltou a aparecer numa campanha de uma farmacêutica.

Sair da versão mobile