Ninguém lembra: Ana Paula Arósio se despediu da Globo em fiasco

03/08/2024 às 16h47

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Luana Piovani (Gabriela) e Ana Paula Arósio (Ana Beatriz) em Na Forma da Lei

De volta aos holofotes por conta de uma recente e rara aparição, desta vez numa campanha publicitária de uma farmacêutica, Ana Paula Arósio se despedia da televisão há 14 anos. E não foi numa novela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luana Piovani (Gabriela) e Ana Paula Arósio (Ana Beatriz) em Na Forma da Lei

Em 3 de agosto de 2010, ia ao ar o último episódio de Na Forma da Lei, série que contava com a estrela como protagonista. Escrita por Antonio Calmon, a produção passou despercebida e foi considerada um fiasco na época.

Depois de finalizar a série, Ana Paula Arósio já estava confirmada para estrelar Insensato Coração, que estrearia no ano seguinte. No entanto, ela faltou às primeiras gravações e rescindiu seu contrato com a Globo em seguida, encerrando sua carreira na TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual foi o último trabalho de Ana Paula Arósio na Globo?

Experiente em séries, Antonio Calmon já havia se aventurado na narrativa policial em A Justiceira (1997). Em 2010, ele voltou ao filão em Na Forma da Lei, produção em oito episódios exibida nas noites de terça-feira da Globo a partir de 15 de junho de 2010.

Na trama, a promotora Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), o juiz Célio Rocha (Leonardo Machado), o advogado Edgar (Henri Castelli), a delegada Gabriela (Luana Piovani) e o jornalista Ademir (Samuel de Assis) – todos amigos dos tempos de faculdade – se unem para tentar fazer justiça ao assassinato de Eduardo (Thiago Fragoso), o namorado de Ana Beatriz.

LEIA TAMBÉM:

O rapaz foi assassinado 10 anos antes, mas o autor do crime – Mauricio (Márcio Garcia), um playboy filho de um senador corrupto – nunca pagou por ele. Os cinco amigos, então, unem forças para mandar Mauricio e sua família para o xilindró.

Passou batida

Ana Paula Arósio como Laura em Ciranda de Pedra

Ana Paula Arósio como Laura em Ciranda de Pedra

Ana Paula Arósio já estava confirmada como Marina em Insensato Coração – novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares que estrearia no ano seguinte – quando aceitou o convite do diretor Wolf Maya para Na Forma da Lei. Assim, era repetida a parceria de Hilda Furacão (1998), produção que marcou a estreia da atriz na Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A determinada Ana Beatriz, aliás, guardava semelhanças trágicas com sua intérprete. Em 1996, o noivo de Ana Paula Arósio, Luiz Tijus, suicidou-se na frente da atriz.

“É uma coisa que eu já trabalhei bastante e que agora tá tranquilo”, comentou Ana Paula sobre o trauma ao jornal Folha de São Paulo, de 23 de maio de 2010.

Na Forma da Lei substituiu a segunda temporada de Força Tarefa (2010) na segunda linha de shows das noites de terça-feira da Globo, mas não alcançou a mesma repercussão da trama estrelada por Murilo Benício. A audiência não foi ruim – média de 17 pontos -, mas a série acabou passando batida e não ganhou uma nova temporada.

Abandonou novela e deixou a TV

Depois de concluir sua participação em Na Forma da Lei, Ana Paula Arósio já se preparava para iniciar os trabalhos em Insensato Coração, novela que substituiria Passione (2010) às 21h a partir de janeiro de 2011.

Porém, a atriz faltou às primeiras gravações, que aconteceriam em Florianópolis (SC). Depois, ela avisou à direção da Globo que havia desistido do trabalho e rescindiu seu contrato com a emissora. A atitude gerou celeuma nos bastidores da trama, e Paolla Oliveira foi escalada às pressas para substituí-la como a mocinha Marina.

Depois disso, Ana Paula Arósio passou a viver reclusa, longe dos holofotes. A atriz só voltou a aparecer em raras ocasiões, como no lançamento do filme A Floresta que se Move (2015) e numa campanha de um banco. Há poucos dias, ela voltou a aparecer numa campanha de uma farmacêutica.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.