Sumiram: quem viveu Neno e Pitoco na primeira versão de Renascer
20/02/2024 às 18h40
Em Renascer, Pitoco (Juan Queiroz) e Neno (Gabriel Lima) são dois garotos de rua que andam com Teca (Livia Silva). Desamparados, os amigos fazem de tudo para sobreviver e a união entre eles deixa a vida menos dura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos próximos capítulos da trama da Globo, Teca terá sua vida transformada depois que ela é atropelada por Buba (Gabriela Medeiros). A jovem será acolhida pela psicóloga e até vai parar na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Com isso, Neno e Pitoco também acabarão mudando de vida.
Quem interpretou Pitoco na primeira versão de Renascer?
Apesar de atrapalhado e medroso, Pitoco esconde alguns segredos como o amor oculto pela amiga e também uma ligação secreta com Morena (Ana Cecília Costa). Na versão de 1993, escrita por Benedito Ruy Barbosa, o responsável por dar vida à figura foi o ator Oberdan Júnior, um dos artistas mirins mais requisitados nos anos 80 e 90.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Oberdan Júnior foi revelado na novela Coração Alado, produção de 1980, e esteve também na série Caso Verdade: O Menino do Olho Azul, produzida dois anos depois. O garoto também esteve em Amor Com Amor se Paga, de 1984, vivendo Zezinho, um garoto que conquistava o protagonista Nonô Correia, papel de Ary Fontoura, e encantou os telespectadores.
O grande sucesso veio em A Gata Comeu, trama de Ivani Ribeiro escrita em 1985 em que o artista interpretou o personagem Xande, uma das crianças do folhetim. Ele fazia parte do Clube dos Curumins na novela que marcou a infância de muita gente.
LEIA TAMBÉM:
● Só fazer: antes de partir, autor deixou remake pronto para a Globo
● Resumo Alma Gêmea: tudo sobre o capítulo de sexta, 29 de novembro
● Doente, ator de Volta por Cima não consegue largar vício: “Gosto muito”
[anuncio_2]
Por onde anda Oberdan Júnior?
Oberdan Júnior, inclusive, apareceu recentemente no Caldeirão com Mion para relembrar os “curumins” de A Gata Comeu. Na ocasião, Natalia Lage e Ana Beatriz Nogueira disputavam o quadro TV Teca, um game sobre a história da televisão, e uma das perguntas do quiz discorria sobre o verdadeiro nome do clube presente na obra oitentista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Falar de A Gata Comeu é muito fácil para mim, porque era uma época maravilhosa. Tenho muita saudade, porque além de trabalho, era diversão também. Até hoje sou muito amigo de muitas crianças que faziam parte do clube”, disse na atração. “Estou aqui em Buenos Aires, e essa semana me reconheceram como o Xande”, celebrou o ator.
O ex-ator-mirim, hoje com 53 anos, ainda se dedica à atuação, aparecendo em alguns filmes, mas já não faz mais novelas desde 2009, quando esteve em Bela, a Feia. Durante um tempo, preferiu seguir como dublador, mas deixou a carreira na dublagem em 2007. Em 2013, ele fez uma participação na série Copa Hotel, exibida pelo GNT.
Quem interpretou Neno na primeira versão de Renascer?
Melhor amigo de Pitoco e Teca, Neno é tido como o líder do grupo. Ele e o amigo passam a visitar a amiga Teca com frequência, quando a mesma é acolhida por Buba. Na versão de 1993, o personagem esteve a cargo de Cassiano Carneiro.
A trama marcou a estreia do ator em folhetins e, depois, Cassiano Carneiro emplacou diversos trabalhos na Globo. Um pouco antes de estrelar o enredo escrito por Benedito Ruy Barbosa, o ator havia aparecido em um episódio do extinto Você Decide (1993).
Já depois da trama rural, ele esteve na minissérie Engraçadinha, de 1995. Em seguida, se mudou para a extinta Manchete, onde gravou Mandacaru (1996), retornando à “toda-poderosa” em 1999 na novela Suave Veneno. Cassiano também esteve em um episódio de Brava Gente (2001) e na novela Desejos de Mulher (2002).
Por onde anda o ator Cassiano Carneiro?
Após Desejos de Mulher, Cassiano Carneiro passou a participar do infantil Sítio do Picapau Amarelo (2001-2007), vivendo o engraçado Zé Carijó.
Após participais especiais, retornou na série Pé na Cova (2013), e fez também a A Teia (2014), além do folhetim Além do Tempo (2015), sua última novela na televisão brasileira.
Atualmente, o ator de 50 anos vive em Portugal, onde estrelou três melodramas, como Ouro Verde (2017), exibida no Brasil entre 2019 e 2020 pela Band, e Valor da Vida, também mostrada no Brasil pela emissora dos Saad. Cassiano também atuou em Prisioneira, gravada em 2019.