Desejos de Mulher, trama das sete da Globo exibida em 2002, ganha uma nova chance da emissora a partir desta segunda (25). O folhetim escrito por Euclydes Marinho é uma das atrações do Projeto Resgate do Globoplay no mês de março.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A volta da trama estrelada por Regina Duarte e Gloria Pires surpreende, já que ela não aparecia entre as cotadas para um retorno agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desejos de Mulher ficou marcada pela baixa audiência e a história confusa, sendo considerada uma das piores novelas da Globo.
Quando Desejos de Mulher foi exibida pela Globo?
Os problemas de Desejos de Mulher já começaram nos bastidores. Isso porque a trama precisou ter sua produção adiantada em dois meses, já que a Globo optou por antecipar sua estreia. Sua antecessora, As Filhas da Mãe (2001), foi um grande fiasco e o canal decidiu encurtá-la.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Apesar da pressa, as expectativas eram boas. O autor Euclydes Marinho vinha de Andando nas Nuvens (1999), que não chegou a ser um grande sucesso, mas foi uma trama simpática e que teve seus fãs. Além disso, Desejos de Mulher reuniria novamente em cena Regina Duarte e Gloria Pires, que foram mãe e filha em Vale Tudo (1988). A retomada da parceria cênica foi celebrada na época.
Desta vez, elas surgiriam como irmãs que viviam às turras. Regina era Andrea Vargas, uma bem-sucedida estilista. Já Gloria vivia Julia Moreno, uma jornalista que abriu mão da profissão para se tornar dona de casa e viver em função da família e dos filhos.
Qual é a história de Desejos de Mulher?
A trama de Desejos de Mulher começa quando, numa briga, Julia revela a Andrea que ela foi adotada. Ao mesmo tempo, a estilista é vítima de um golpe de seu marido, Bruno (José de Abreu), e da amante dele, Selma (Alessandra Negrini), que nutre um ódio mortal dela – mais adiante, é revelado que elas são irmãs.
Já Julia vê sua vida virar de ponta cabeça quando o marido Renato (Cassio Gabus Mendes) é preso. Ela se vê obrigada a retomar sua carreira e passa a trabalhar com Chico Maia (Eduardo Moscovis), com quem constrói uma relação de amor e ódio.
A princípio, Desejos de Mulher tinha um tom de crônica, com uma trama dramática, mas tintas contidas. No entanto, como a novela registrou índices de audiência tão baixos quanto As Filhas da Mãe inicialmente, precisou passar por uma verdadeira transformação.
Andrea, então, virou uma mocinha sofredora, enquanto Julia perdeu importância. Selma e Bruno foram ficando cada vez mais malvados e a violência da trama aumentou consideravelmente.
Até mesmo personagens sérios, como o casal gay Ariel (José Wilker) e Tadeu (Otávio Muller), ficaram afetados da noite para o dia, tornando-se personagens “cômicos”.
Quem é o autor de Desejos de Mulher?
Tantas mudanças até fizeram a audiência de Desejos de Mulher reagir. No entanto, a história ficou completamente sem sentido, como o próprio Euclydes Marinho chegou a admitir.
“Eu não estava em condições de entrar em campo. Emocionalmente, afetivamente, eu atravessava um momento confuso. Estava me separando, morando em um hotel. Minha vida estava uma confusão”, explicou o profissional ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, do projeto Memória Globo.
“A cada capítulo, a novela tinha uma cara. Ficou algo completamente louco. Os personagens não tinham pé nem cabeça, faziam uma coisa a cada dia. Eu tentei de tudo”, relembrou.
“Desejos de Mulher foi considerada a pior novela do ano por toda a imprensa do Rio de Janeiro e São Paulo. Eu já fiz alguns trabalhos que foram considerados os melhores do ano, e fiz um que foi o pior”, admitiu.
Desejos de Mulher foi ao ar entre 21 de janeiro e 24 de agosto de 2002, com 185 capítulos. A íntegra da trama foi disponibilizada nesta segunda (25) no Globoplay, como parte do Projeto Resgate. A ação resgata uma trama dos arquivos da Globo a cada duas semanas.