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Walcyr Carrasco é famoso por conseguir levantar a audiência de qualquer horário. O autor sabe como fazer suas histórias caírem no gosto do espectador, o que o tornou um dos mais populares novelistas da Globo. Ainda assim, ele terá que cortar um dobrado para conseguir repetir seu costumeiro sucesso em sua próxima novela das nove.
Reprodução / GloboDesta vez, os desafios que aguardam Carrasco são muito maiores. Além de suceder Travessia, um dos maiores fiascos de todos os tempos, o novo folhetim precisa driblar alguns empecilhos criados pela própria direção da Globo. Afinal, nem nome a nova novela tem. Como criar expectativa em torno de um produto que nem ao menos ganhou um título?
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Um título, urgente!
Nome que consta na sinopse original da novela, Terra Vermelha não deve ser o título definitivo da substituta de Travessia (foto acima). No entanto, como até hoje a Globo não conseguiu definir um nome para sua novela, é assim que ela continua sendo tratada na imprensa especializada.
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O título foi descartado por alguns motivos. Um deles é o fato de já haver um livro com o mesmo nome, de autoria de Domingos Pellegrini. Outro motivo é a preocupação da emissora com a conotação política de Terra Vermelha, o que poderia causar um transtorno desnecessário em tempos de polarização.
Assim, o canal considera outras possibilidades. Terra Bruta é o nome que aparece nos documentos sobre a novela nos bastidores da Globo. No entanto, o título ainda não seria unanimidade na emissora. Com isso, Terra Dourada também surgiu como um possível nome.
A demora na definição do título atrapalha o buzz em torno da novela. Afinal, gerar expectativa faz parte do processo de lançamento de qualquer folhetim. Como fazer isso se a obra nem nome tem?
Segredo desnecessário
Como se não bastasse a ausência de um título, a nova novela de Walcyr Carrasco também passa por uma espécie de “blindagem” na Globo. De acordo com Patrícia Kogut, colunista de O Globo, a emissora tem adotado diversas estratégias para manter a produção sob sigilo. A ideia é evitar que vazem as cenas que estão sendo gravadas no interior do Mato Grosso do Sul – como a foto acima, divulgada por moradores da região.
Trata-se de uma medida um tanto exagerada. Afinal, um dos segredos do sucesso de uma novela é ela se tornar uma grande fofoca. Assim, adiantar informações sobre a trama, até mesmo flagras de bastidores, também funcionaria como uma divulgação não-oficial, o que ajuda a despertar o interesse do público.
Novela não é série. “Spoilers” de novelas sempre foram consumidos com afinco por fãs de um bom folhetim. Não é preciso escancarar tudo, claro, mas não precisava tanto segredo. Um “vazamento” de cena poderia ser um ótimo aperitivo e aumentaria a expectativa em torno da obra.
Campanha de lançamento
Assim como um ou outro “spoiler” pode ajudar a aumentar o interesse em torno da nova obra, uma campanha de lançamento bem-feita também é fundamental. Isso é óbvio, mas parece que a Globo desaprendeu a produzir boas chamadas de novelas nos últimos anos.
Travessia, por exemplo, sofreu com esse mal. A campanha de lançamento da novela adiantou muito pouco quem era Brisa (Lucy Alves) e quais os conflitos que a aguardavam. O ideal é que a novela comece com o público já sabendo o que vai encontrar, justamente para que o espectador embarque na emoção. Como torcer por Brisa, se nem se sabia quem era ela?
Mas a novela de Gloria Perez (foto acima) não foi a única a sofrer com este mal. Tramas como Um Lugar ao Sol (2021) e Cara e Coragem (2022) também foram extremamente mal divulgadas. Uma campanha desinteressante pode colocar a perder toda uma produção.
A novela de Walcyr Carrasco terá a ingrata missão de recuperar a audiência da faixa das nove. Sendo assim, a direção da Globo precisa criar condições para que a trama seja esperada pelo público. Isso só será possível quando a novela tiver um nome e uma boa estratégia de lançamento.