André Santana

O SBT marcou para março uma grande reformulação em sua programação. Uma das novidades é lançar um novo programa matinal ao vivo, que será apresentado por Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias. Enquanto isso, as novelas mexicanas ganharão novos horários.

Lorena Queiroz e Lucero em Carinha de Anjo
Lorena Queiroz e Lucero em Carinha de Anjo

Porém, em meio às novidades, a emissora prepara mais uma reprise de Carinha de Anjo (2016) para a terceira semana de março. A novela infantil substituirá Chiquititas (2013) na faixa das 13 horas, o que vai criar um gargalo na programação. Ou seja, a nova grade já vai começar errando…

[anuncio_1]

Nova programação

https://youtu.be/M3LdfxlAt1c?si=yODwn91rU94C6xSd

 

Como parte da reformulação da grade matinal do SBT, o Primeiro Impacto será renovado e terá seu tempo de duração reduzido. Parte do espaço das manhãs será ocupada pelo Chega Mais, revista eletrônica ao vivo ancorada por Regina Volpato, Michelle Barros e Paulo Mathias.

O novo programa da emissora de Silvio Santos ocupará uma faixa entre 9h30 e 13h30. Ou seja, Chega Mais será um programa longo, que entregará o horário para a reprise da novela Carinha de Anjo. O folhetim infantil já está sendo anunciado para substituir Chiquititas no início da tarde.

Na sequência, a ideia do SBT é seguir exibindo novelas mexicanas. Ou seja, Carinha de Anjo vai entregar para Teresa, no ar às 14h30. Já a trama estrelada por Angelique Boyer será sucedida por Minha Fortuna é te Amar às 15h30.

[anuncio_2]

Grade “quebrada”

Sebastián Rulli e Angelique Boyer em Teresa
Sebastián Rulli e Angelique Boyer em Teresa

Com essa nova grade, o SBT criará um problema para si mesmo. Afinal, Chega Mais será um programa voltado para o público adulto. A novela Teresa, idem. Porém, haverá Carinha de Anjo, uma novela infantil, entre as duas atrações.

Ou seja, a produção nacional será “ensanduichada” por duas atrações adultas. Haverá uma quebra de público que pode atrapalhar o efeito cascata. Afinal, Carinha de Anjo não deve herdar público de Chega Mais. Com isso, Teresa terá que formar sua própria plateia.

Sendo assim, a nova grade do SBT já vai começar errando. A emissora devia aproveitar a série de mudanças que promoverá para acabar de uma vez por todas com a faixa de reprises infantis das 13 horas. É preciso pensar em uma grade mais coerente.

[anuncio_3]

Efeito cascata

Vanusa Splinder e Patrícia de Sabrit em Pérola Negra
Vanusa Splinder e Patrícia de Sabrit em Pérola Negra (divulgação/SBT)

Para buscar um efeito cascata na transição entre programas, o mais lógico seria o SBT “colar” o Chega Mais em uma novela adulta. Não faz sentido continuar apostando numa novela infantil na hora do almoço se toda a programação da tarde foi pensada para o público adulto.

Assim, o ideal seria o SBT lançar mais uma faixa de novela mexicana às 13 horas. Ou, ao menos, reapresentar uma produção nacional voltada para este público. Tramas como Esmeralda (2004), por exemplo, registraram bons números neste horário recentemente.

Por que não desengavetar outro arrasa-quarteirão do canal, como Pérola Negra (1998), para servir como alavanca à nova grade vespertina composta por novelas mexicanas? A trama estrelada por Patrícia de Sabrit faria uma transição bem mais suave entre o Chega Mais e os folhetins dublados.

Opções não faltam, mas nada indica que a emissora vá mudar de ideia – provavelmente somente quando os números continuarem no fundo do poço. A conferir.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor