Antes mesmo da estreia, pelo menos seis personagens de Renascer já estão com a morte decretada. Entre as vítimas, estão nomes importantes para a trama, como José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Tião Galinha (Irandhir Santos).

Marcos Palmeira e Theresa Fonseca em Renascer
Marcos Palmeira e Theresa Fonseca em Renascer

O protagonista, no entanto, não será o único dos Inocêncio a partir deste mundo. Terceiro filho do fazendeiro, José Venâncio (Rodrigo Simas) também terá um fim trágico.

Outros personagens vão se despedir logo da trama e serão eliminados ainda nos primeiros capítulos de Renascer.

[anuncio_1]

Belarmino

Um dos que se despedirá da trama ainda na primeira fase é o Coronel Belarmino (Antonio Calloni). Influente e poderoso na região de Ilhéus, ele fez fortuna à base de violência. Com inveja e ódio de José Inocêncio, ele é conhecido por armar tocaias, mas acaba sendo assassinado.

Esse, inclusive, será o motivo que fará Mariana (Theresa Fonseca) aparecer anos mais tarde na fazenda de Inocêncio. Ela terá a missão de se aproximar do antigo rival para vingar o avô por acreditar que ele foi o responsável pela morte de Belarmino.

[anuncio_2]

Firmino

Coronel que construiu fortuna atuando como intermediário na compra e venda do cacau na região, e depois como agiota, Firmino (Enrique Diaz) – que não existiu na primeira versão – acabará se dando mal.

Ardiloso, Firmino será morto num ajuste de contas que jamais foi esclarecido e seus negócios passarão a ser comandados pelo filho, Egídio (Vladimir Brichta) – que se chamava Teodoro (Herson Capri) no folhetim de 1993.

[anuncio_3]

Cândida

Outra personagem que foi criada especialmente para o remake de Renascer é Cândida (Maria Fernanda Cândido), mas ela durará pouco tempo.

Viúva de um fazendeiro da região de Ilhéus que morre enforcado em um pé de cacau, ela é quem acolhe José Inocêncio quando ele é deixado todo machucado entre a vida e a morte na porta de sua casa.

Atormentada por Belarmino e Firmino, Cândida vai embora, deixando suas terras para o forasteiro. Um tempo depois, surgirá a notícia de que ela morreu.

José Venâncio

Rodrigo Simas em Renascer
Rodrigo Simas em Renascer

Um dos filhos de Inocêncio, José Venâncio morrerá assassinado em uma tocaia armada contra seu pai, que se tornará alvo constante dos inimigos.

Na primeira versão, o rapaz estava no carro com João Pedro (que no remake é vivido por Juan Paiva), que foi atingido por um tiro certeiro, morrendo ali mesmo.

Tião Galinha

Um dos personagens marcantes da trama, Tião também morre no decorrer da história. De acordo com o que aconteceu na versão original, a princípio, ele sofre uma grande humilhação ao ser preso.

Após levar um tapa na cara, o catador de caranguejos decidiu tirar a própria vida e se enforcou na cadeia.

[anuncio_5]

José Inocêncio

Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer
Marcos Palmeira como José Inocêncio em Renascer (divulgação/Globo)

Nos capítulos finais de Renascer, acontece a morte mais marcante de toda a novela: a de José Inocêncio. Na primeira versão, o fazendeiro já está com a saúde bastante debilitada quando sofre um acidente.

Agonizando, ele se recusará a receber medicação. Sem querer ver o pai sofrendo, João Pedro desenterra o facão que Inocêncio usou para fazer o juramento aos pés do jequitibá, o libertando para morrer.

Já partindo, José Inocêncio pede perdão ao filho caçula que tanto rejeitou e morre, tendo seu fim decretado.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.