NBC, ABC, CBS, CNN, HBO e muito mais: saiba o que significam os nomes dos canais da TV dos EUA
11/11/2016 às 11h00
NBC
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo a mais antiga da lista, fundada em 1939, a emissora leva em seu nome a sigla de National Broadcasting Company, que significa Companha Nacional de Transmissão. Este nome já era usado desde 1926, pelas estações de rádio do mesmo grupo. Canal famoso por produções como Seinfeld, Friends, Saturday Night Live e The Voice.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CBS
LEIA TAMBÉM:
● Fim do Caldeirão? Globo toma decisão sobre as tardes de sábado
● Quitar dívidas: Jornal Nacional dá notícia importante para brasileiros com nome sujo
● Agora vai? Continuação de Cheias de Charme é confirmada por atriz
Inaugurada em 1941, o canal de TV também reaproveita o nome utilizado no rádio, desde 1927. CBS é a sigla de Columbia Broadcasting System, ou Sistema Columbia de Transmissão. Conhecida por séries com The Nanny, CSI, How I Met Your Mother, Survivor e The Big Bang Theory.
ABC
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como as anteriores, a emissora, inaugurada em 1948, também traz o nome usado no rádio, que surgiu em 1943. Desta vez, a sigla se refere a American Broadcasting Company, Companhia Americana de Transmissão. Responsável por programas como Anos Incríveis, Familia Dinossauros, Lost, Grey’s Anatomy e Modern Family.
FOX
A mais nova das quatro principais redes, surgiu décadas depois das antecessoras, em 1986. O nome vem dos estúdios 20th Century Fox, que foi adquirido em 1985 pelo magnata Rupert Murdoch, responsável pela emissora. A razão do nome da companhia de cinema data de 1915, quando a então Fox Film foi fundada pelo pioneiro William Fox. Famosa por produções como Os Simpsons, Arquivo X, Prison Break, Glee e Gotham.
The CW
Tendo surgido em 2006, o canal veio de uma parceria entre a CBS e a Warner Bros, substiuindo os canais UPN e The WB. Seu nome faz referências às iniciais das companhias responsáveis pelo seu conteúdo. O canal é conhecido por séries como Todo Mundo Odeia o Chris, Supernatural, Arrow, The Flash e Supergirl.
PBS
Inaugurada em 1970, a emissora é a maior rede pública do país, focada em conteúdo educativo. Seu nome significa Public Broadcasting Service, ou seja, Serviço Público de Transmissão. Responsável por programas como Vila Sésamo, Barney e seus Amigos e Wishbone.
HBO
Lançado em 1972, o canal foi a primeira plataforma premium de filmes da TV a cabo norte-americana. Seu nome significa Home Box Office, algo como “bilheteria de cinema em casa”. Consagrada por produções como Família Soprano, Sex and the City, Band of Brothers, True Blood e Game of Thrones.
CNN
Inaugurada em 1980, a emissora foi a primeira a trazer notícias 24 horas por dia. Seu nome reflete este propósito: Cable News Network, ou seja, Rede de Notícias a Cabo. Famosa por programas como Larry King Live, Piers Morgan Live e Anderson Cooper 360º.
TNT
Criado em 1988, o canal surgiu nos pacotes básicos, diferente de concorrentes como HBO. Seu nome é a sigla de Turner Network Television, fazendo referência à empresa responsável por sua criação. Além de filmes, também se consagrou transmitindo esportes, como os jogos da NBA e as lutas da WCW, antiga concorrente da WWE.
ESPN
Lançado em 1979, o canal é o líder mundial em esportes, tendo franquias em diversos países. Seu nome significa Entertainment and Sports Programming Network, algo como Rede de Programas de Entretenimento e Esportes. Entre seus programas mais famosos, estão o SportsCenter, 30 for 30, E:60 e Monday Night Football.
AMC
Lançada em 1984, a emissora inicialmente se dedicava a exibir filmes clássicos. Isso se refletia em seu nome, American Movie Classics, traduzido como Filmes Americanos Clássicos. Mas, em 2003, a grade deixou de contar apenas com produções antigas e o canal passou a usar apenas a sigla. Conhecido por produções como Mad Men, Breaking Bad, The Walking Dead e Better Call Saul.
Veja também: 10 diferenças entre a TV do Brasil e a TV dos Estados Unidos
Veja também: Na TV dos Estados Unidos, o mesmo programa é exibido em vários canais; entenda o que é Syndication
Veja também: Novidades tecnológicas, polêmicas e plantões: saiba como é a cobertura das eleições na TV dos EUA