O SBT bem que tentou se livrar da alta classificação indicativa atribuída pelo governo à novela Meu Pecado, reapresentada nas tardes do canal, mas não obteve sucesso. Para o Ministério da Justiça, a trama estrelada por Maite Perroni é inapropriada para menores de 14 anos.

Maite Perroni em Meu Pecado
Maite Perroni como Lucrécia em Meu Pecado (Divulgação / Televisa)

De acordo com o jornal O Globo, o órgão que regulamenta e atribui a classificação no Brasil não aceitou o pedido para revisão protocolado pelo canal de Silvio Santos. Assim, o folhetim mexicano em reprise no bloco Novelas da Tarde segue com selo de 14 anos por conter cenas de nudez e violência.

É interessante ressaltar, porém, que não existe cena alguma de nudez na novela mexicana. Já os atos violentos são constantes e podem ser comprovados em qualquer capítulo.

[anuncio_1]

Novela pesada

Meu Pecado
Meu Pecado (Reprodução / Web)

O fato é que a produção está longe de ser vista como uma daquelas histórias rosas e bobas. Meu Pecado possui um enredo denso e marcado por tragédias.

[anuncio_2]

Lucrécia (Perroni), a mocinha, já foi estuprada, assim como sua mãe. Além disso, mortes e assassinatos ocorrem desde os primeiros capítulos e seguem assim até o final da narrativa.

A própria protagonista termina órfã e sem parentes de tanta gente que morre ao longo da telenovela.

 

[anuncio_3]

Segunda punição no SBT

Programa Silvio Santos
Programa Silvio Santos, no SBT (Reprodução / SBT)

Vale dizer também que o título passou por algo parecido em sua primeira exibição no canal de Silvio Santos, em 2014. Na época, o MJ alegou que a obra apresentava “consumo de drogas lícitas e conteúdo violento”.

Como antigamente a classificação estipulava os horários em que os programas de televisão poderiam ser exibidos, o canal precisou realizar inúmeros cortes para que o produto pudesse continuar indo ao ar no período vespertino.

Como tal obrigação caiu em 2016, a rede paulista poderá seguir exibindo Meu Pecado sem problema algum e editar os conteúdos apenas se quiser. Ao transmitir as cenas apontadas pelo órgão do governo como impróprias, o SBT não incorre em nenhuma transgressão, já que a classificação para 14 anos já foi atribuída.

Contudo, o SBT vinha realizando cortes consideráveis na novela, mas deixou de fazê-lo desde o capítulo do dia 6 de setembro, período em que obteve a resposta negativa do MJ.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor