Fuzuê tem sido rotulada como fracasso por conta de sua audiência oscilante. A trama não manteve os números em alta do final de Vai na Fé e chegou a registrar menos público que Amor Perfeito em alguns dias.

Nicolas Prattes e Jéssica Córes
Nicolas Prattes e Jéssica Córes em Fuzuê (Divulgação / Globo)

Porém, falta de audiência não é o grande problema da trama, que ainda está no começo. Na verdade, a maior preocupação quanto à trama de Gustavo Reiz é o fato de a novela não alcançar uma repercussão tão positiva quanto sua antecessora.

Atualmente, o engajamento de uma novela é um indicador tão importante para a emissora quanto os números do Ibope.

[anuncio_1]

Audiência em dia

Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro
Marina Ruy Barbosa e Giovana Cordeiro em Fuzuê (Divulgação / Globo)

Os números de audiência iniciais de Fuzuê ainda não são motivo de grande preocupação na Globo. Sua média geral semanal tem oscilado entre 20 e 21 pontos no Kantar Ibope Media. Vai na Fé, em suas primeiras semanas, também alcançava resultados similares. A trama de Rosane Svartman foi decolando aos poucos.

Além disso, o fato de o folhetim das sete ficar atrás de Amor Perfeito em alguns dias também não representa um problema. Até porque isso aconteceu na reta final da novela das seis, um período em que a audiência normalmente é maior.

E mais: é muito comum que uma novela comece com números menores que sua antecessora. Como a história é nova, o público tende a demorar um pouco para embarcar. Além disso, há os “órfãos” da trama anterior, que tendem a rejeitar sua sucessora.

[anuncio_2]

Repercussão

Sheron Menezzes e Samuel de Assis
Sheron Menezzes e Samuel de Assis em Vai na Fé (Reprodução / Globo)

No entanto, nem tudo são flores na trajetória de Fuzuê e a Globo está correta ao acender o sinal amarelo. Isso porque, embora a audiência da trama ainda não seja preocupante, sua repercussão junto ao público é.

Vai na Fé, vale lembrar, não foi um sucesso apenas de audiência. A crítica aprovou e o público embarcou na emoção da história de Rosane Svartman. Desde o início, a trama alcançou grande repercussão na web.

As histórias e os personagens da novela estrelada por Sheron Menezzes logo ganharam as redes. A trama gerava engajamento, com muitos comentários nas redes sociais. A repercussão positiva fez muito bem à reputação do folhetim.

[anuncio_3]

Em baixa

Edson Celulari em Fuzuê
Edson Celulari em Fuzuê (Reprodução / Globo)

Já Fuzuê não alcança tanta repercussão. A novela até foi bastante elogiada na estreia, ao se mostrar uma trama colorida e bem-humorada, mas o engajamento não se manteve em alta nos capítulos seguintes.

Nas redes, Fuzuê não gera tantos comentários quanto Vai na Fé. E os comentários que gera não são dos mais auspiciosos. O que mais se vê são reclamações quanto aos rumos da história. Basta fazer uma busca no X (ex-Twitter) para ver que “novela chata” é um dos termos mais utilizados.

A Globo busca audiência, mas também repercussão e engajamento. A emissora costuma utilizar estas métricas para “vender” seus produtos no mercado. Por isso, mais do que números no Ibope, o canal quer que suas novelas virem assunto. Nesse ponto, Fuzuê ainda está devendo.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor