Não rolou: fracassada versão do Encontro ficou pouco tempo no ar

Recentemente, muitas polêmicas têm envolvido o programa Encontro, agora comandado por Patrícia Poeta (foto abaixo) e Manoel Soares. Após 10 anos sob a batuta de Fátima Bernardes, a atração teve seu horário invertido com o Mais Você e iniciou uma nova fase.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que pouca gente sabe é que a Globo já teve uma atração com esse nome, em seus primeiros meses de vida, mas por pouco tempo. Exibido entre 4 de outubro e 31 de dezembro de 1965, o Encontro, inicialmente chamado Encontro às Quatro, era exibido de segunda a sexta, às 16h, com uma hora de duração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Semelhanças com o formato atual

A apresentação era de Paulo Araújo, Yara Sarmento e Léa Bulcão. Voltado ao público feminino, o Encontro apresentava diversos convidados com informações de temas como moda, saúde, enfermagem, cinema, direção de automóveis, pintura de tecidos, balé, decoração, poesia, entre outros assuntos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Tiradas as devidas questões tecnológicas que separam as duas atrações, o formato era bem parecido com o atual. Entre os convidados diários, estiveram o cabeleireiro Jambert, dando dicas de moda, o jornalista Haroldo Costa, falando sobre samba, e Renato Consorte e Graça Mello, debatendo sobre teatro.

O programa ainda herdou quadros da atração anterior, Festa em Casa, como De Braços Abertos, comandado por Sarita Campos, que falava sobre os problemas das crianças carentes.

O Encontro também participou da campanha Ajude uma Criança a Estudar, promovida pelo jornal O Globo a partir de 1961, sob a coordenação de Stella Goulart Marinho, que era casada com Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo. A campanha pretendia mobilizar pessoas, escolas e outras instituições e entidades no sentido de oferecer possibilidades de estudo a crianças carentes.

Como praticamente tudo dos primeiros anos da Globo, restaram da primeira versão do programa apenas algumas fotos, já que as imagens se perderam através de incêndios e do reaproveitamento de fitas, que eram muito caras.

Muitos anos depois desse esquecido Encontro sair do ar, uma atração da emissora voltou a usar esse nome, estreando em 25 de junho de 2012, na parte da manhã, estando no ar até hoje.

Autor(a):

Sair da versão mobile