Não rolou: fracassada versão do Encontro ficou pouco tempo no ar
27/02/2023 às 9h56
Recentemente, muitas polêmicas têm envolvido o programa Encontro, agora comandado por Patrícia Poeta (foto abaixo) e Manoel Soares. Após 10 anos sob a batuta de Fátima Bernardes, a atração teve seu horário invertido com o Mais Você e iniciou uma nova fase.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que pouca gente sabe é que a Globo já teve uma atração com esse nome, em seus primeiros meses de vida, mas por pouco tempo. Exibido entre 4 de outubro e 31 de dezembro de 1965, o Encontro, inicialmente chamado Encontro às Quatro, era exibido de segunda a sexta, às 16h, com uma hora de duração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Semelhanças com o formato atual
A apresentação era de Paulo Araújo, Yara Sarmento e Léa Bulcão. Voltado ao público feminino, o Encontro apresentava diversos convidados com informações de temas como moda, saúde, enfermagem, cinema, direção de automóveis, pintura de tecidos, balé, decoração, poesia, entre outros assuntos.
LEIA TAMBÉM:
● Após lutar contra câncer, ex-apresentadora do Jornal da Manchete morre aos 65 anos
● Artista de Toma Lá, Dá Cá se recusou a tratar câncer: “Estado terminal”
● Após ser resgatado pela Praça, humorista perdeu luta contra a Aids
Tiradas as devidas questões tecnológicas que separam as duas atrações, o formato era bem parecido com o atual. Entre os convidados diários, estiveram o cabeleireiro Jambert, dando dicas de moda, o jornalista Haroldo Costa, falando sobre samba, e Renato Consorte e Graça Mello, debatendo sobre teatro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O programa ainda herdou quadros da atração anterior, Festa em Casa, como De Braços Abertos, comandado por Sarita Campos, que falava sobre os problemas das crianças carentes.
O Encontro também participou da campanha Ajude uma Criança a Estudar, promovida pelo jornal O Globo a partir de 1961, sob a coordenação de Stella Goulart Marinho, que era casada com Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo. A campanha pretendia mobilizar pessoas, escolas e outras instituições e entidades no sentido de oferecer possibilidades de estudo a crianças carentes.
Como praticamente tudo dos primeiros anos da Globo, restaram da primeira versão do programa apenas algumas fotos, já que as imagens se perderam através de incêndios e do reaproveitamento de fitas, que eram muito caras.
Muitos anos depois desse esquecido Encontro sair do ar, uma atração da emissora voltou a usar esse nome, estreando em 25 de junho de 2012, na parte da manhã, estando no ar até hoje.