Paola Carosella está em alta na Globo. Após sua passagem pelo dominical Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, na TV aberta, a chef argentina se prepara para lançar Alma de Cozinheira, seu novo programa no GNT. Na atração, Paola entrevistará convidados enquanto prepara suas receitas.

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua - Paola Carosella
Reprodução / Globo

Será a estreia de Paola no comando de um programa só seu na televisão. Algo, aliás, que poderia ter acontecido há alguns anos, na Band. No entanto, a emissora do Morumbi deixou escapar a oportunidade e desistiu de lançar uma atração estrelada pela ex-jurada do MasterChef Brasil. Para a sorte do Grupo Globo.

Destaque no MasterChef

MasterChef - Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella
Divulgação / Band

Ao lado de Henrique Fogaça e Erick Jacquin, Paola Carosella formava o trio de jurados original do MasterChef Brasil, na Band. Os três tinham química juntos e logo se transformaram no principal destaque do programa, que, em seus primeiros anos, converteu-se no maior sucesso da emissora.

Com isso, Paola foi alçada ao posto de estrela. A chef angariou fãs, se tornou uma pessoa presente nas redes sociais e se transformou numa importante personalidade midiática. Carismática e segura, ela logo se revelou uma excelente profissional de televisão.

Assim, não demorou para que a Band enxergasse em Paola Carosella alguém com condições de tocar um programa próprio. Deste modo, no final de 2016, a emissora confirmou que a cozinheira teria uma atração para chamar de sua na programação de 2017. Mas a ideia não saiu do papel.

Dois projetos

MasterChef - Paola Carosella
Reprodução / Band

Ao receber o aval da direção da Band para um programa solo, Paola Carosella ofereceu um projeto no qual ela traria, a cada semana, informações sobre um ingrediente. A ideia era fazer algo na linha documental, com Paola desvendando os segredos do alimento, em todas as suas etapas.

Por exemplo, num episódio sobre tomate, o programa mostraria como a fruta é produzido, as etapas do processo e seu impacto social e econômico. Além disso, Paola traria histórias de pessoas que dependem do alimento e finalizaria a atração ensinando uma receita com ele.

Mas a Band percebeu que o formato não tinha muito a cara da TV aberta e constatou que o mercado publicitário não ficou empolgado com o projeto. Com isso, a ideia foi engavetada e Paola Carosella ganhou um novo projeto para desenvolver, chamado de Lado C.

A ideia era que Lado C fosse um talk show, no qual Paola Carosella recebesse convidados para uma entrevista. Ao mesmo tempo em que batia um papo com a personalidade, a chef prepararia uma receita. Ou seja, algo parecido com o que Paola fará em Alma de Cozinheira, no GNT.

Não rolou

Henrique Fogaça
Reprodução / Instagram

Além de Paola Carosella, a Band também anunciou um programa solo com Henrique Fogaça. Mistérios do Pantanal seria um reality show no qual Fogaça tentaria sobreviver na mata com poucos recursos. No trajeto, ele exploraria a comida local e visitaria comunidades indígenas.

Mas tanto o projeto de Paola quanto o de Fogaça foram sendo constantemente adiados. O primeiro adiamento se deu em razão de uma troca de comando na Band. Patrício Diaz, o Pato, que era Diretor de Conteúdo e principal entusiasta dos formatos, saiu da emissora. Em seu lugar, entrou José Eduardo Moniz, que optou por reavaliar as novas ideias.

Neste meio-tempo, começou a pandemia da Covid-19, o que interrompeu os planos da Band de lançar novas atrações. Em 2021, Paola Carosella anunciou que estava deixando o canal, enterrando de vez o projeto de programa solo no canal.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor