O início dos anos 2000 ficou marcado pela explosão do funk carioca em todo o Brasil. A produtora Furacão 2000 foi uma das responsáveis por popularizar o estilo musical e transformar MC’s em estrelas. Neste contexto, surgiu MC Katia, que estourou com o hit “Vai me Pegar”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anos depois, a artista faleceu após enfrentar graves problemas de saúde. Por conta de uma trombose, Katia chegou a ter a perna amputada, mas, mesmo assim, não resistiu e faleceu aos 47 anos de idade.
Leia também: Deu sono: astro foi flagrado dormindo durante transmissão da Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luta pela vida
MC Katia vinha tendo sérios problemas de saúde por conta de um mioma do útero. A artista relatou seu drama num vídeo publicado em julho deste ano, em suas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
“Há um ano, estou passando por problemas sérios de saúde. Hoje me encontro totalmente debilitada de tudo. Tenho um tumor benigno no meu útero. Vou operar e perder o útero e o ovário. Por causa desse mioma, meus rins estão parando de funcionar. E isso está me prejudicando, pois eu não estou conseguindo mais andar. Preciso tirar esse mioma para os meus rins voltarem a funcionar e eu poder voltar a andar”, explicou.
Porém, enquanto tratava o tumor, Katia também foi diagnosticada com trombose. Por conta do problema, ela precisou ter parte do pé amputado.
“Sigo me recuperando da cirurgia do mioma, mas ainda tenho uma luta, pois ainda estou com problemas de circulação na perna. Infelizmente, vou perder metade do pé, que está necrosado. Estou conformada, pois não tem outro jeito. Os médicos estão fazendo de tudo, mas a minha vida vale mais. Se tem que ser assim… Meus dedos estão todos pretos. Infelizmente, o mioma e o cigarro fizeram isso comigo”, explicou, em julho, ao jornal Extra.
Amputação
Porém, depois de perder parte do pé, a situação de MC Katia continuou crítica. Os médicos, então, a informaram que ela perderia, também, uma parte da perna. Com isso, a artista chegou a arrecadar dinheiro, por meio de uma vaquinha virtual, e conseguiu uma prótese.
Mas, depois de ter a perna amputada, a saúde de Katia voltou a apresentar problemas. No dia 11 de agosto deste ano, sua filha Michele avisou nas redes sociais que a mãe havia contraído uma bactéria e estava com pneumonia. Por conta da piora, a funkeira foi induzida ao coma e foi intubada na CTI do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro.
No entanto, MC Katia não resistiu e faleceu dois dias depois, em 13 de agosto. A informação foi divulgada por Verônica Costa, conhecida como Mãe Loira do Funk (foto acima).
Leia também: Já era: três mudanças que provam que Terra e Paixão virou outra novela
Despedida
Em suas redes sociais, Verônica Costa prestou sua homenagem à artista.
“É com muita tristeza que venho comunicar que a nossa querida Katia partiu. Sei que devo entender que os planos de Deus são diferentes dos nossos. Quero falar pra todos vocês que acompanharam e oraram por ela que nada é em vão. Só o amor nos fortalece!”, postou em seu Instagram.
MC Katia fez bastante sucesso no início dos anos 2000. No entanto, em 2008, ela se afastou dos palcos após sofrer um acidente e lutar contra uma depressão. Mas, aos 45 anos, ela retomou sua carreira depois que algumas de suas músicas voltaram a ser executadas por nomes como Pabllo Vittar e Luisa Sonza. Ela também participou do clipe “Rainha da Favela”, da cantora Ludmilla (foto acima).