Não precisava: morte de Cândida foi desnecessária em Terra e Paixão

03/06/2023 às 9h24

Por: André Santana
Imagem PreCarregada
Susana Vieira como Cândida em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

André Santana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Susana Vieira (foto abaixo) se despediu de Terra e Paixão. Sua personagem, Cândida, morreu logo depois de entregar uma caixa misteriosa a Caio (Cauã Reymond) e ter uma conversa definitiva com Antônio La Selva (Tony Ramos), dando novos rumos à família do empresário.

Reprodução / Globo

A despedida da dona do bar de Nova Primavera provocou comoção no público, já que a personagem de Susana Vieira caiu nas graças da audiência logo em sua primeira cena na trama de Walcyr Carrasco. Por isso, o autor bem que poderia tê-la mantido viva e aproveitado melhor o tipo tão carismático e misterioso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Morte anunciada

Terra e Paixão

Reprodução / Globo

Walcyr Carrasco criou Cândida como uma “participação especial intensa” em Terra e Paixão. A personagem foi concebida para ter vida curta porque, a princípio, o autor queria contar com Fernanda Montenegro para interpretá-la. E a veterana não tem se mostrado disposta a fazer novelas inteiras.

No entanto, a atriz acabou deixando o elenco da trama, o que culminou com a escalação de Susana Vieira. E o autor, que gosta de Susana e já trabalhou com a atriz em A Padroeira (2001) e Amor à Vida (2013), optou até por estender sua presença no vídeo.

LEIA TAMBÉM:

Assim, Cândida, que a princípio participaria apenas da primeira semana da novela, teve sua participação estendida e ficou no ar por cerca de um mês. Porém, a personagem não conseguiu escapar da morte, mesmo com a insatisfação da própria Susana, que declarou publicamente que não queria deixar a novela.

Pela vida

Terra e Paixão - Barbara Reis e Susana Vieira

Paulo Belote / Globo

Ou seja, a morte de Cândida não está agradando ninguém. Afinal, o público comprou a personagem de cara e celebrou a performance de Susana Vieira (na foto acima, com Barbara Reis), já que o tipo é bem diferente de tudo o que a veterana vinha fazendo em seus trabalhos mais recentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A própria Susana Vieira também fez questão de demonstrar sua insatisfação com o desfecho de Cândida. A atriz, em várias entrevistas, declarou que sai da novela contrariada, já que é workaholic assumida e adoraria seguir trabalhando no folhetim das nove da Globo.

Sendo assim, ao seguir seu planejamento inicial e “matar” Cândida, Walcyr Carrasco está contrariando a atriz e o próprio público, que exalta a personagem nas redes sociais. Trata-se de um grande risco, afinal, Terra e Paixão ainda não atingiu os índices de audiência esperados. Contrariar o espectador a esta altura pode ser um tiro no pé.

Reviravolta

Tony Ramos

Reprodução / Globo

A princípio, a morte de Cândida foi mantida porque será a partir disso que os segredos da família La Selva, liderada por Antônio, virão à tona. Caio, de posse da tal caixa deixada pela dona do bar, terá um grande trunfo nas mãos e deve provocar uma verdadeira revolução dentro da casa da família. Há quem acredite até que seja o primeiro passo para que o rapaz se torne um grande vilão.

É bem possível que os desdobramentos da morte da cafetina sejam importantes. Mas Walcyr Carrasco, o “rei” das cartas na manga, poderia achar uma solução para disparar tamanha reviravolta sem precisar matar a personagem. Com os segredos revelados, o que muda se Cândida está viva ou morta?

A passagem da veterana também desencadeará uma briga por sua herança, já que uma parente distante vai entrar em cena para impedir que Luana (Valéria Barcellos) assuma o controle dos negócios de Cândida. Mas esse plot é realmente tão necessário? Uma nova situação não poderia ser proposta?

Bom, Walcyr Carrasco deve saber muito bem o que está fazendo. Porque abrir mão de uma personagem tão popular assim soa como loucura. Aguardemos os próximos capítulos.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.