Não precisava: morte de Cândida foi desnecessária em Terra e Paixão
03/06/2023 às 9h24
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Susana Vieira (foto abaixo) se despediu de Terra e Paixão. Sua personagem, Cândida, morreu logo depois de entregar uma caixa misteriosa a Caio (Cauã Reymond) e ter uma conversa definitiva com Antônio La Selva (Tony Ramos), dando novos rumos à família do empresário.
Reprodução / GloboA despedida da dona do bar de Nova Primavera provocou comoção no público, já que a personagem de Susana Vieira caiu nas graças da audiência logo em sua primeira cena na trama de Walcyr Carrasco. Por isso, o autor bem que poderia tê-la mantido viva e aproveitado melhor o tipo tão carismático e misterioso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Morte anunciada
Walcyr Carrasco criou Cândida como uma “participação especial intensa” em Terra e Paixão. A personagem foi concebida para ter vida curta porque, a princípio, o autor queria contar com Fernanda Montenegro para interpretá-la. E a veterana não tem se mostrado disposta a fazer novelas inteiras.
No entanto, a atriz acabou deixando o elenco da trama, o que culminou com a escalação de Susana Vieira. E o autor, que gosta de Susana e já trabalhou com a atriz em A Padroeira (2001) e Amor à Vida (2013), optou até por estender sua presença no vídeo.
LEIA TAMBÉM:
● Não merecia: rumo de personagem desrespeita atriz de Mania de Você
● Sucesso da reprise de Alma Gêmea mostra que Globo não aprendeu a lição
● Reviravolta: Globo muda rumo da maior tradição do Natal brasileiro
Assim, Cândida, que a princípio participaria apenas da primeira semana da novela, teve sua participação estendida e ficou no ar por cerca de um mês. Porém, a personagem não conseguiu escapar da morte, mesmo com a insatisfação da própria Susana, que declarou publicamente que não queria deixar a novela.
Pela vida
Ou seja, a morte de Cândida não está agradando ninguém. Afinal, o público comprou a personagem de cara e celebrou a performance de Susana Vieira (na foto acima, com Barbara Reis), já que o tipo é bem diferente de tudo o que a veterana vinha fazendo em seus trabalhos mais recentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A própria Susana Vieira também fez questão de demonstrar sua insatisfação com o desfecho de Cândida. A atriz, em várias entrevistas, declarou que sai da novela contrariada, já que é workaholic assumida e adoraria seguir trabalhando no folhetim das nove da Globo.
Sendo assim, ao seguir seu planejamento inicial e “matar” Cândida, Walcyr Carrasco está contrariando a atriz e o próprio público, que exalta a personagem nas redes sociais. Trata-se de um grande risco, afinal, Terra e Paixão ainda não atingiu os índices de audiência esperados. Contrariar o espectador a esta altura pode ser um tiro no pé.
Reviravolta
A princípio, a morte de Cândida foi mantida porque será a partir disso que os segredos da família La Selva, liderada por Antônio, virão à tona. Caio, de posse da tal caixa deixada pela dona do bar, terá um grande trunfo nas mãos e deve provocar uma verdadeira revolução dentro da casa da família. Há quem acredite até que seja o primeiro passo para que o rapaz se torne um grande vilão.
É bem possível que os desdobramentos da morte da cafetina sejam importantes. Mas Walcyr Carrasco, o “rei” das cartas na manga, poderia achar uma solução para disparar tamanha reviravolta sem precisar matar a personagem. Com os segredos revelados, o que muda se Cândida está viva ou morta?
A passagem da veterana também desencadeará uma briga por sua herança, já que uma parente distante vai entrar em cena para impedir que Luana (Valéria Barcellos) assuma o controle dos negócios de Cândida. Mas esse plot é realmente tão necessário? Uma nova situação não poderia ser proposta?
Bom, Walcyr Carrasco deve saber muito bem o que está fazendo. Porque abrir mão de uma personagem tão popular assim soa como loucura. Aguardemos os próximos capítulos.