Em Família é Tudo, Frida (Arlete Salles) foi dada como morta após um desastre em alto-mar. A milionária deixou em testamento uma missão aos cinco netos: viverem juntos durante um ano e trabalharem na Mancini Music, gravadora da família.

Arlete Salles em Família é Tudo
Arlete Salles em Família é Tudo (divulgação/Globo)

Porém, não está claro o que de fato aconteceu com Frida. Já que o corpo da idosa nunca foi encontrado, é pouco provável que a ricaça realmente morreu. Aliás, a própria novela dá indícios de que a personagem de Arlete Salles está viva e pode reaparecer a qualquer momento.

Confira abaixo três provas de que Frida está viva em Família é Tudo:

Spoiler no título original

Assim que saíram as primeiras notícias da novela de Daniel Ortiz, a trama era chamada de A Vovó Sumiu. Na coletiva de lançamento da trama, o próprio Ortiz explicou que o título foi mudado porque passava a impressão errada sobre a trama, que não era sobre o sumiço da avó, mas sim sobre a união de seus cinco netos.

Mas, se houve a intenção de chamar a novela de A Vovó Sumiu, é porque a personagem só está sumida, e não morta. Senão, o primeiro título da trama teria sido A Vovó Morreu. Ou não?

Ou seja, Frida está desaparecida e há um mistério em torno deste sumiço: afinal, ela mesma decidiu sumir para forçar a união dos cinco netos, ou ela foi vítima de alguma armação de Hans (Raphael Logam)?

Corpo não encontrado

Elenco da novela Família é Tudo
Elenco da novela Família é Tudo (divulgação/Globo)

A trama inicial de Família é Tudo gira em torno da união forçada de Vênus (Nathalia Dill), Electra (Juliana Paiva), Andrômeda (Ramille), Plutão (Isacque Lopes) e Júpiter (Thiago Martins). Os cinco irmãos se separaram após a morte do pai, e o sonho de Frida era reuni-los.

Este reencontro é forçado pelo testamento da avó. Ou seja, a princípio, a trama funcionaria se Frida realmente tivesse morrido. Mas, se ela realmente morreu, haveria um corpo, certo?

Se a novela das sete da Globo deixa claro que seu corpo nunca foi encontrado, essa informação não é gratuita. Há uma clara intenção de trazer a personagem de volta em algum momento da trama.

Histórico do autor

Grace Gianoukas em Haja Coração

Daniel Ortiz é um dos mais bem-sucedidos autores da faixa das sete da Globo. E suas novelas rezam da cartilha do bom folhetim. O autor costuma ter cartas na manga para sacá-las em momento oportuno, criando uma reviravolta.

Em Haja Coração (2016), por exemplo, Teodora (Grace Gianoukas) foi dada como morta e passou vários capítulos sumida. Mas a personagem reapareceu um bom tempo depois. Já em Salve-se Quem Puder (2020), o autor escondeu a identidade do verdadeiro vilão da história. O lado maléfico de Hugo (Leopoldo Pacheco) só foi revelado no final da “primeira temporada” da trama – que foi interrompida e dividida em duas partes por conta da pandemia de Covid-19.

E vale lembrar que Ortiz é discípulo de Silvio de Abreu, com quem trabalhou em Passione (2010) e Guerra dos Sexos (2012). E Abreu emplacou várias histórias policiais no horário nobre da Globo e, inclusive, apostou na falsa morte de Bia Falcão (Fernanda Montenegro) em Belíssima (2005).

Ou seja, a verdade sobre o sumiço de Frida é o curinga de Família é Tudo. Claramente, o autor vai utilizar este trunfo para promover uma grande reviravolta na metade da novela.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor