Próxima novela das nove da Globo, o remake de Renascer (1993) terá muitas mudanças em relação à versão original. Além de alterações nos rumos da trama, o autor Bruno Luperi criou personagens especialmente para a atualização da história, que contará com nomes como Marcos Palmeira, Maria Fernanda Cândido e Samantha Jones (foto abaixo).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Baseado na obra de Benedito Ruy Barbosa, o folhetim mostra a saga de José Inocêncio (Marcos Palmeira). No entanto, a adaptação trará novos personagens que vão transitar pela vida do fazendeiro.
Entre as mudanças feitas por Luperi na novela, está a entrada de um novo vilão, um pastor e uma lésbica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novo vilão
Enrique Diaz em Renascer (Divulgação / Globo)
Um dos personagens criados para o remake é Belarmino (Enrique Diaz), que estará somente na primeira fase da história. Ele é um coronel que ficou rico com o cultivo de cacau em Ilhéus, mas que sofreu perdas na plantação por conta de uma praga que atingiu a região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
E a chegada do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão, na primeira fase) fará o invejoso bufar de ódio. Com sangue nos olhos, ele tentará matar o mocinho, mas será morto em uma emboscada na sequência e a culpa acabará recaindo sobre o rival.
Esse é o ponto de partida para a desavença entre Egídio (Vladimir Brichta) – que no original se chamava Teodoro (Herson Capri) – e o protagonista José Inocêncio.
[anuncio_2]
Personagem engavetada ressurge
Mariana Fernanda Cândido em A Força do Querer (Divulgação / Globo)
Maria Fernanda Cândido também viverá uma personagem inédita que marcará presença apenas na fase inicial. Ela será Cândida, personagem que vai acolher José Inocêncio quando ele ficar ferido após um ataque de jagunços. Em seguida, ele herdará as terras dela, dando início ao seu império como produtor de cacau.
Na época em que Benedito Ruy Barbosa escreveu a primeira versão de Renascer, na década de 1990, uma personagem semelhante chegou a ser criada pelo autor. Porém, ela acabou não saindo do papel depois que a direção da Globo na época resolveu encurtar a primeira fase.
Lésbica
Outra personagem criada para o remake foi Zinha (Samantha Jones). Na trama de 1993, Zinho (Cosme dos Santos) era o filho de Jupará (Gésio Amadeu) que trabalhava na fazenda de José Inocêncio.
Na nova versão, no entanto, Jupará (Evaldo Macarrão) terá uma filha: Zinha. Conforme o TV História divulgou, ela viverá uma jornada de autodescoberta em relação a sua sexualidade e se revelará lésbica.
Pastor rural
Breno da Matta será Lívio em Renascer (reprodução/web)
Em meio a uma guinada evangélica da Globo, o autor Bruno Luperi criou ainda um pastor para a adaptação da trama. O personagem, que originalmente era um padre, se tornou o pastor Lívio (Breno da Matta).
Substituta de Terra e Paixão, Renascer estreia em 22 de janeiro. Conforme o TV História antecipou em outubro, a novela contará com 197 capítulos e ficará quase oito meses no ar.