Nessas últimas semanas, um comercial viralizou nas redes sociais: os atores Wandi Doratiotto e Arthur Kohl sentaram em uma poltrona e reviveram um dos comerciais mais marcantes da história da publicidade.

Criada pela Talent – e com direção de Fernando Meirelles -, a Brastemp lançou no início da década de 1990 um slogan que ficou marcado até hoje: “Não é assim uma Brastemp…”

Wandi e Arthur foram os primeiros a se sentarem na poltrona e, depois deles, personagens típicos do dia a dia mostravam, por meio de comparações sarcásticas, a força da linha branca da Brastemp.

Para contar um pouco da historia desse icônico comercial e a sua volta, o TV História entrevistou o multimídia Wandi Doratiotto: ator, apresentador e músico. Confira a seguir.

TV História – Como surgiu o convite para estrelar a campanha da Brastemp em 1991?

Wandi Doratiotto – Fomos convidados pelo Fernando Meirelles, com quem eu já havia trabalhado. Aliás, é por causa dele que passei a atuar. Antes, só fazia música.

TVH – Você já conhecia Arthur Kohl antes das gravações?

WD – Sim, foi quando começávamos uma banda chamada Premê (Premeditando o Breque), convidei o Arthur para participar como ator e nunca mais paramos. Isso tem mais de três décadas.

TVH – Houve algum fato durante as gravações que te marcou?

WD – Em geral, era muito descontraído. Arthur e eu somos velhos amigos e isso ajudava bastante na criação e gravação dos comerciais.

TVH – Você e Arthur Kohl ajudavam na elaboração do roteiro?

WD – Sempre ajudamos muito no roteiro, em todos eles. Inclusive neste último que acaba de bombar.

TVH – A Brastemp te lançou na carreira de ator. Qual trabalho como ator mais te marcou?

WD – A peça chamada “Não Mexe Com Quem Tá Quietinho”, inclusive o Arthur participava.

TVH – O sucesso do comercial foi grande, isso lhe ajudou ou atrapalhou?

WD – Ajudou bastante. Foi um impulso para todas as coisas que vim a fazer.

TVH – Qual é o seu comercial predileto dessa série da Brastemp?

WD – O comercial que mais gostei de fazer foi aquele que fizemos especialmente para ser exibido no cinema, em que se fala “ah, você veio…agora que veio, fica aí, o filme não é ruim”.

TVH – Qual foi a sensação de voltar a gravar o comercial, depois de mais de 20 anos?

WD – Muito bom voltar a gravar Brastemp. Eu sempre falava em entrevistas que não entendia por que não nos chamavam. O novo comercial abre com essa fala.

TVH – Em sua opinião, a publicidade no Brasil melhorou ou piorou?

WD – Em todas as épocas surgem ótimos trabalhos e outros nem tanto. Acho que está mais ou menos igual.

TVH – Você tem novos projetos, seja na televisão ou na música?

WD – Estou participando no momento de um seriado da HBO chamado A Vida Secreta dos Casais, com Bruna Lombardi e o [Carlos Alberto] Riccelli. Sempre faço trabalhos com eles. Já temos três longas. Também participo da Terça Insana com a Grace Gianoukas. Estou lançando um novo CD com um trio de músicos, a Banda se chama Miolo Mole.


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Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor