Não é à toa que os sequestros acontecem a granel em Elas por Elas. O sequestro de Ísis (Raysa Bratillieri) orquestrado por Helena (Isabel Teixeira) fez a trama das seis da Globo bater recorde de audiência.

Rayssa Brattilieri em Elas por Elas
Rayssa Brattilieri em Elas por Elas

O feito deixa evidente que a Globo descobriu a salvação de Elas por Elas tarde demais. A novela escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson derrubou os índices do horário em seus primeiros meses, mas se recuperou na reta final.

O aumento de audiência coincide com a ampliação do dramalhão no enredo da novela. No início, Elas por Elas apostou mais no humor e menos no drama, o que afugentou o público.

Comédia às seis

Criada por Cassiano Gabus Mendes para o horário das sete da Globo em 1982, Elas por Elas era uma típica novela da faixa. Ou seja, uma trama leve e bem-humorada, recheada por vários tipos cômicos. Na primeira versão, o humor funcionou tão bem que o engraçado Mário Fofoca (Luis Gustavo) roubou a cena e virou o grande astro da trama.

Já na nova versão, os autores da adaptação anunciaram que aumentariam o drama e focariam mais nas sete protagonistas para adequar a história ao novo horário. Mas, ainda assim, o remake de Elas por Elas estreou com cara de novela das sete. Personagens como Lara (Deborah Secco) e o próprio Mário carregaram no humor e o público estranhou.

Com isso, Elas por Elas foi só ladeira abaixo no Ibope. A trama das seis ficou semanas e semanas registrando médias menores do que 15 pontos, um recorde negativo histórico do horário.

Mais drama, mais audiência

Isabel Teixeira como Helena em Elas por Elas
Isabel Teixeira como Helena em Elas por Elas

Porém, Elas por Elas começou a demonstrar alguma reação depois que o humor perdeu espaço e os autores apostaram fundo no dramalhão. Isso aconteceu na primeira grande virada da novela, quando a trama passou a apostar em histórias totalmente distintas às da versão original.

Em 1982, Cassiano Gabus Mendes levou os principais segredos da novela até o fim. Já na adaptação, Thereza Falcão e Alessandro Marson optaram por antecipar o clímax, numa forma de explorar as consequências das revelações.

Com isso, Elas por Elas entrou numa sequência de revelações bombásticas que aumentaram consideravelmente o drama da história. A novela ficou muito centrada no núcleo de Helena (Isabel Teixeira), a grande vilã, cuja família carregava inúmeros segredos.

Típica novela das seis

Revelações como a troca de bebês envolvendo Giovanni (Filipe Bragança) e Marcos (Luan Argollo), os crimes de Sérgio (Marcos Caruso) e a traição de Helena, que enganou Jonas (Mateus Solano) no passado, fizeram Elas por Elas entrar numa espiral de grandes catarses.

Com isso, a novela virou um melodrama familiar cheio de reviravoltas. Ou seja, ficou mais de acordo com o que o público do horário das seis espera de uma novela. Normalmente, as tramas do horário são mais românticas e pisam mais fundo nas emoções.

Na reta final, Elas por Elas aposta em mais reviravoltas e dramas, e a audiência continua subindo. No capítulo desta segunda-feira (8), que mostrou Helena sequestrando Ísis, a trama bateu nos 20 pontos de audiência, sua melhor marca desde a estreia. Ou seja, a Globo descobriu a fórmula do sucesso tarde demais.

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André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor