Não deu: humorista resgatado pela Praça perdeu luta contra a Aids

A Praça é Nossa - Carlos Alberto de Nóbrega

Carlos Alberto de Nóbrega em A Praça é Nossa (Reprodução / SBT)

Nesses quase 40 anos no ar, A Praça É Nossa já deu espaço para grandes nomes do humor brasileiro brilharem. Carlos Alberto de Nóbrega sempre fez questão de receber novos talentos e veteranos da comédia em seu famoso banco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carlos Alberto de Nóbrega em A Praça é Nossa (Reprodução / SBT)

Um deles foi Carlos Leite, que marcou o humorístico com os personagens Kelé Metaleiro e Mauro Maurício. Ele foi resgatado pela Praça após ficar alguns anos longe da TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, o artista nos deixou cedo demais. Carlos Leite faleceu aos 51 anos, ao perder a luta contra a Aids.

Início da carreira

Carlos Leite nasceu em 14 de julho de 1939 em Recife (PE). Aos 19 anos, ele se mudou para o Rio de Janeiro, deixando a aeronáutica para buscar o sonho de ser bailarino e ingressar na carreira artística.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Nos anos 1970, Carlos Leite estreou na Globo, participando de vários humorísticos clássicos. Ele esteve em atrações como Chico City, Satiricom, O Planeta dos Homens e Balança Mas Não Cai.

Foi nessa época que ele começou a interpretar um de seus tipos mais famosos, o Beleza. O personagem – que era esteticamente prejudicado, mas fazia bastante sucesso com as mulheres – foi inspirado num homem que ele conheceu na infância.

“Seu apelido era Mané Beleza, um cara estrábico, sem alguns dentes, mas um incansável conquistador. A partir daí, criei o tipo, em 1973, e até hoje ele está aí. O Beleza é meu Carlitos”, definiu em entrevista ao jornal O Globo de 6 de junho de 1982.

Fora da TV

Carlos Leite como Mauro Mauricio em A Praça É Nossa (reprodução/SBT)

Mas, depois do sucesso na TV, Carlos Leite optou por se afastar do veículo para se dedicar ao teatro. Tímido, ele revelou na mesma entrevista que preferia uma vida mais sossegada, longe da fama.

“O que eu gosto mesmo é de muita paz. Já fiz de tudo na vida. Ganhei e perdi muito dinheiro. Tive até um apartamento que era um luxo em matéria de decoração. Mas estou recomeçando. E, nestas horas, nada é mais confortador do que a presença da família. Mais velho, passei a valorizar estas coisas”, explicou.

Neste período fora da TV, o ator passou a fazer excursões pelo Brasil em espetáculos mambembes. À revista Amiga, ele revelou que só voltaria à TV por um bom salário.

Retorno e falecimento

Carlos Leite voltou à TV nos anos 1980. Depois de passar pela Manchete, ele migrou para a Band para atuar em Praça Brasil, humorístico que originou o A Praça É Nossa. Mas não demorou para que ele fosse contratado pelo SBT para atuar ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega.

Com os personagens Mauro Maurício e Kelé Metaleiro, Carlos Leite marcou os primeiros anos do humorístico do SBT. Porém, sua carreira foi tragicamente interrompida por conta da morte precoce do artista.

Portador do vírus HIV, Carlos Leite lutava contra a Aids e morreu em 3 de março de 1991, aos 51 anos. Ele estava internado no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista, e foi sepultado no cemitério da Vila Alpina.

Sair da versão mobile