Não controlava movimentos: o triste fim de veterano humorista da Praça

Whatsapp

Presente em diversos humorísticos ao longo de décadas, Viana Junior ficou marcado por interpretar o personagem Apolônio na Praça da Alegria e em A Praça é Nossa, sempre sofrendo com a Velha Surda (Roni Rios).

A Praça é Nossa

Viana Junior era o nome artístico de Sérgio von Puttkammer, que nasceu na capital paulista em 10 de junho de 1941.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos anos 1960, iniciou sua carreira na televisão, participando de produções como Quatro Homens Juntos, Ceará contra 007, Quem Bate e Mãos ao Ar, da Record. Em seguida, entrou na Praça da Alegria, de Manoel da Nóbrega, pai de Carlos Alberto de Nóbrega.

Praça da Alegria

Além do lendário Apolônio, que tentava ler seu jornal tranquilamente enquanto era incomodado pela idosa com problemas auditivos, Viana esteve em outros humorísticos, como Reabertura e Meu Cunhado. Também esteve no cinema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Problemas de saúde

Infelizmente, o humorista teve muitos problemas de saúde no fim da vida, contando com a ajuda de seus colegas para pagar tratamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Longe do banco de A Praça é Nossa desde 2001, Viana teve um tumor cerebral e sofria de ataxia cerebelar, doença que faz com que não se tenha controle sobre os movimentos musculares. Dessa forma, ele acabou passando seus últimos tempos utilizando cadeira de rodas.

Em 12 de abril de 2010, Viana participou do programa A Tarde é Sua, de Sônia Abrão, para falar sobre seu drama. Ele queria se internar em uma clínica para não dar mais trabalho para sua esposa, Lurdes.

“Eu não posso fazer nada, mas eu dou trabalho. Eu quero evitar dar esse trabalho, para que ela tenha mais sossego na vida”, declarou o humorista, que não teve filhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ajuda dos colegas

Viana Junior

No mesmo programa, ele também falou que sentia falta de trabalhar na televisão.

“Eu tenho ótimas lembranças. Quero falar aos meus amigos para que trabalhem direito, que aproveitem, para ter boas lembranças também”, enfatizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir desse apelo, diversos artistas se reuniram para um show que teve como objetivo arrecadar fundos para pagar o tratamento do ator. Estiveram presentes Moacyr Franco, Marly Marley, Silvio Brito, Sula Miranda e Luiz Ayrão, entre outros.

No entanto, o esforço foi em vão: em 7 de junho de 2010, Viana Junior morreu aos 68 anos, em Itanhaém (SP), vitimado por falência múltipla dos órgãos. Seu corpo foi enterrado no cemitério municipal dessa mesma cidade.

Whatsapp


Leia também