Famosa por ensinar receitas na TV, a apresentadora e culinarista Palmirinha Onofre faleceu em 7 de maio de 2023, aos 91 anos. Ela estava internada em razão de problemas renais crônicos.

Palmirinha Onofre - Mulheres
Reprodução / Gazeta

A cozinheira ficou conhecida ao explicar o passo-a-passo na preparação de quitutes em programas como o Note e Anote, da Record, TV Culinária, da Gazeta, e Programa da Palmirinha, no extinto canal Bem Simples. Neste último, ela viveu uma situação tensa ao passar mal por causa de um crucifixo utilizado por seu convidado.

[anuncio_1]

Desmaio

Palmirinha e Jair Rodrigues - Programa da Palmirinha
Reprodução / redes sociais

Isso aconteceu durante o Programa da Palmirinha, que a culinarista apresentou no canal Bem Simples, da Fox, em 2013. Na atração, a apresentadora recebeu o cantor Jair Rodrigues (1939-2014) para um bate-papo e acabou desmaiando durante a gravação.

De acordo com a Folha de S. Paulo de 8 de junho de 2013, o desmaio de Palmirinha se deu por conta do crucifixo que Jair Rodrigues usava pendurado no pescoço. O objeto pressionou uma das costelas da apresentadora durante um abraço, o que a fez passar mal.

Palmirinha acabou desmaiando nos braços de Jair Rodrigues e precisou ser socorrida. As imagens foram mostradas num VT no próprio Programa da Palmirinha, exibido no dia 4 de setembro de 2013. Na ocasião, foi explicado que ela teve uma queda de pressão.

Trajetória

Note e Anote
Reprodução / Record

Palmira Nery da Silva Onofre, a Palmirinha, apareceu pela primeira vez na TV em 1994, participando do Programa Silvia Poppovic, na Band. Na atração, ela contou sua história de superação, ao revelar que foi maltratada pela família e pelo marido e criou suas filhas sozinha vendendo suas guloseimas.

Ana Maria Braga, que na época apresentava o Note e Anote, na Record, a convidou para participar de sua atração. Foi ao lado da apresentadora que a vovó Palmirinha deu seus primeiros passos ensinando receitas na TV. Também foi Ana quem passou a chamá-la pelo diminutivo, consagrando seu nome artístico a partir daí.

Palmirinha ensinou suas receitas no Note e Anote até 1997, quando migrou para a Gazeta e começou a comandar o TV Culinária, inicialmente um quadro dentro do programa Mulheres. Em 2000, o segmento se tornou uma atração solo, exibida no início da tarde, e ficou no ar até 2010.

Popularidade

Palmirinha Onofre
Divulgação / Gazeta

Nesta fase, Palmirinha já era uma figura conhecida por suas “amiguinhas” donas de casa que acompanhavam suas receitas na TV. No entanto, a partir de 2008, a apresentadora passou a figurar constantemente no Top 5 do programa CQC, da Band. O quadro fazia um apanhado dos cinco momentos mais curiosos da programação da TV na semana.

Com isso, os momentos divertidos do TV Culinária, como Palmirinha esquecendo constantemente a palavra “faca” e sendo lembrada pelo boneco Guinho, começaram a ilustrar o programa da Band. Assim, os vídeos de Palmirinha viralizaram na internet, tornando-a popular, também, com o público jovem.

Palmirinha, então, surfou em tamanha popularidade e se transformou numa marca bem-sucedida. Ao deixar a Gazeta, ela passou pelo canal Bem Simples e pelo GNT, onde foi jurada do programa Chef ao Pé do Ouvido (2018).

Ela também participou de vários programas como convidada, em diversas emissoras. Em 2019, sua participação no Mais Você emocionou o público ao promover o reencontro entre a cozinheira e Ana Maria Braga.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor